Vagalume Relembre trilhas sonoras assustadoras que embalaram os clássicos filmes de terror

Relembre trilhas sonoras assustadoras que embalaram os clássicos filmes de terror

O Vagalume reuniu as soundtracks que ficaram marcadas neste gênero cinematográfico

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Não há como imaginar um bom filme de terror sem uma excelente trilha sonora de fundo, acompanhando e dando clima de suspense e tensão para as cenas. Instrumentais que mexem com os sentimentos dos telespectadores ampliando ainda mais as sensações e representando, em boa parte das vezes, uma peça essencial para a obra.

É o caso de alguns clássicos do gênero, em que essas faixas marcaram as produções. Afinal, quem não se lembra, por exemplo, da música tema de "O Exorcista" ou o violino estridente de "Psicose"? Mesmo a parte do público cinéfilo que não tem muita proximidade com esses conteúdos de horror/terror, reconhece e sabe dizer de que longas são essas obras musicais.

E para celebrar esta época de Halloween, o Vagalume reuniu algumas dessas trilhas sonoras para te fazer embarcar nessa atmosfera horripilante. Confira:

Filme: Psicose (1960)
Diretor: Alfred Hitchcock
Compositor: Bernard Herrmann

Inicialmente, Hitchcock imaginou a cena mais clássica do filme - as famosas facadas no chuveiro - sem nenhuma trilha sonora, no entanto, o diretor optou por incluir a ideia de Bernard Herrmann. O som do violino neste momento consegue, inclusive, dar uma sensação ao telespectador de que a trilha acompanha o movimento da faca de Norman Bates (interpretado pelo ator Anthony Perkins) e até mesmo os gritos de Marion Crane (Janet Leigh), gerando uma angústia ainda maior com a cena.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Filme: Halloween (1978)
Diretor: John Carpenter
Compositor: John Carpenter

Com um baixo orçamento no primeiro longa da franquia, John Carpenter não só dirigiu o filme como também foi o responsável por compor a trilha sonora que embala as cenas de seu serial killer, Michael Myers.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Filme: O Exorcista (1973)
Diretor: William Friedkin
Compositores: Vários

A música tema de "O Exorcista", chamada "Tubular Bells", se tornou uma das mais emblemáticas do cinema e deu popularidade ao, então jovem multi-instrumentista, Mike Oldfield, que tinha 19 anos quando gravou seu álbum de mesmo título.

Inicialmente, uma música composta pelo renomado compositor Lalo Schifrin foi a escolhida para o filme, mas o estúdio acabou rejeitando a faixa na época pela reação extrema de horror que as pessoas tiveram quando ouviram a faixa junto com o trailer.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Filme: A Hora do Pesadelo (1984)
Diretor: Wes Craven
Compositor: Charles Bernstein

"A Hora do Pesadelo" é marcado principalmente pelo jeito sádico do personagem Freddy Krueger (interpretado na época pelo ator Robert Englund) que sabia como fazer jogos psicológicos com suas vítimas. A trilha de Charles Bernstein, com sintetizadores e ruídos, e bastante característica do anos 80, causa ainda mais apreensão no telespectador pela próxima aparição de Freddy no longa.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Filme: O Bebê de Rosemary (1968)
Diretor: Roman Polanski
Compositor: Krzysztof Komeda

Roman Polanski fez uma boa parceria com o também polonês Krzysztof Komeda. O compositor e pianista, que tinha seu estilo voltado para o jazz, embalou quatro filmes do diretor, sendo o último, o próprio "O Bebê de Rosemary". Komeda morreu no ano seguinte, em 1969, após um acidente que o deixou em coma.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Filme: O Iluminado (1980)
Diretor: Stanley Kubrick
Compositor: Wendy Carlos, Rachel Elkind

A trilha sonora de "O Iluminado" transporta o telespectador para a atmosfera de suspense desde sua primeira cena, quando o fusca da família Torrance aparece seguindo caminho até o hotel Overlook pelas montanhas do Colorado, nos EUA. Durante todo o filme de Kubrick, o instrumental dá o tom sufocante e alucinante da mente do personagem Jack Torrance e do ambiente sombrio do hotel, servindo até mesmo como uma tradução dos acontecimentos da cena.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume


Filme: A Profecia (1976)
Diretor: Richard Donner
Compositor: Jerry Goldsmith

A principal música do filme, "Ave Satani", por si só já é de arrepiar, tanto pelo seu instrumental quanto pelas vozes que a acompanham. Ao lado das cenas do menino Damien, ela agrega um clima ainda mais sombrio à mente do personagem e ao cenário da história.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Filme: Suspiria (1977)
Diretor: Dario Argento
Compositor: Goblin

A trilha sonora deste clássico foi criada e executada pela banda italiana Goblin, tornando-se posteriormente um dos álbuns mais populares do grupo. A trilha transporta o telespectador à tensão e demais sentimentos dos personagens, mesclando momentos mais leves e mais obscuros nas canções.

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas