Renato Barros, líder do Renato e Seus Blue Caps, morre aos 76 anos

Cantor e vocalista fundou a banda em 1960

Vagalume

Vagalume

Vagalume

Renato Barros, o líder-fundador do Renato e Seus Blue Caps, morreu hoje (28) aos 76 anos. O guitarrista estava internado há dez dias no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá. Barros sofreu complicações depois de uma cirurgia cardíaca.

O grupo, fundado em 1960, era um dos mais antigos em atividade ininterrupta do mundo. Ainda que sejam identificados especialmente com a Jovem Guarda, os Blue Caps de Renato já estavam fazendo história anteriormente. O segundo disco deles, de 1963, tinha um ainda desconhecido Erasmo Carlos nos vocais. Foram eles também que acompanharam Roberto Carlos em "Splish Splash", o primeiro hit do cantor.

O sucesso mesmo veio em 1965 com o álbum "Isto É Renato E Seus Blue Caps", com muitas versões para hits internacionais, especialmente dos Beatles. Sempre é bom lembrar que muitas das canções do quarteto de Liverpool eram mais populares no Brasil nessas covers, vide "Feche Os Olhos" ("All My Loving"), "Menina Linda" ("I Should Have Known Better") ou "Até o Fim" ("You Won't See Me").

Vagalume

Vagalume

Vagalume

Os dois LPs seguintes, "Viva A Juventude!" e "Um Embalo Com Renato E Seus Blue Caps", também venderam bastante e estão entre os mais emblemáticos da Jovem Guarda. Barros também teve uma carreira como produtor, compositor e músico. "" de Leno & Lilian foi escrita por ele em parceria com Lilian. Ele também foi autor de duas das canções mais pesadas de todo o repertório de Roberto Carlos: "Você Não Serve Pra Mim" (1967) e "Não Há Dinheiro Que Pague" (1968).

Nos anos posteriores eles verteriam para o português também músicas de The Troggs, The Four Tops e Creedence Clearwater Revival e também gravaram canções de um compositor novato chamado Raul Seixas, ou Raulzito como ele assinava na época.

Mesmo com o declínio comercial da Jovem Guarda, o grupo seguiu gravando com regularidade, eles lançaram 19 discos entre 1962 e 1983. Depois disso os álbuns começaram a rarear, foram apenas três: "Batom Vermelho" (o último com material inédito, de 1987), mais um trabalho pela Som Livre em 1996, com muitas regravações e um ao vivo em 2002 pela Warner. Mesmo longe dos estúdios, e com mudanças na formação, eles seguiram fazendo shows cheios de nostalgia por todo o país.

Ouça "Menina Linda"

Clique para ver no Vagalume

"Feche Os Olhos"

Clique para ver no Vagalume

E "Você Não Serve Pra Mim" na voz de Roberto Carlos

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume