Retrospectiva Vagalume 2020: O clipe do ano

Lady Gaga lançou um dos vídeos mais inspirados da sua carreira

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2020!

Em um ano com ótimos clipes lançados, um em especial mereceu a nossa atenção na Retrospectiva 2020. "911" é certamente uma das melhores obras visuais da carreira de Lady Gaga.

O vídeo merece o título de "clipe do ano" por vários fatores. Recrutando o diretor Tarsem Singh (responsável pelo premiado clipe de "Losing My Religion", da banda R.E.M.), a "Mother Monster" deu liberdade total a ele.

O conceito do vídeo já havia sido pensado por Singh há 25 anos. "Eu já tinha essa ideia e estava esperando pela música certa para encaixá-la perfeitamente", conta.

Inspirado pelo cineasta Sergei Parajanov e seu clássico "A Cor Da Romã" (1969), uma obra centrada no abstrato e simbolismo, o diretor cria um universo de imagens baseado no que Gaga como personagem vive no final do clipe.

Porém, mais do que isso e diferente do que se pode pensar ao assistir pela primeira vez o vídeo, "911" é também uma referência à saúde mental da cantora, como aborda a sua letra. Em entrevistas, Lady Gaga contou que escreveu a música baseada na sua dependência em remédios antipsicóticos (o título é uma referência direta à medicação).

No Youtube é comum encontrar vídeos de youtubers e fãs apontando inúmeras referências no clipe, que certamente é um dos mais ricos em ideias nos últimos anos. Não é à toa que "911" merece ser o clipe do ano, uma obra de grande qualidade.

Clique para ver no Vagalume

PRÓXIMA CATEGORIA: A MÚSICA MAIS OUVIDA DO ANO

CATEGORIA ANTERIOR: AS IMAGENS DO ANO

Fonte: Vagalume

Últimas