Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Revista escolhe as 100 melhores músicas de 1983, "o ano que o pop enlouqueceu"

Lista da Rolling Stone vai de Michael Jackson a REM, passando por Bowie, Prince, REM, U2 e mais

Vagalume

Vagalume|Do R7


Vagalume
Vagalume

O site da edição americana da Rolling Stone criou uma lista com as 100 melhores músicas de 1983, descrito pela revista como "o ano que a música pop enlouqueceu". O ranking, bastante eclético, comprova a tese de que há 40 anos todas as regras pré-concebidas sobre o que podia, ou não, ser feito na música mudaram radicalmente.

Vagalume
Vagalume

Nesta viagem pelo tempo há espaço para um pouco de tudo: veteranos que se reinventaram (David Bowie, ZZ Top, Herbie Hancock), bandas de rock que, logo fariam barulho, casos de U2, REM, The Cure e INXS, a geração inglesa que se popularizou via MTV, com A Flock Of Seagulls, Duran Duran, Human League e Duran Duran a nascente "geração alternativa" com Sonic Youth, Husker Dü e Minutemen, metal (Dio, Accept), Def Leppard), pioneiro do hip-hop (Run DMC, Grandmaster Flash), bandas em seu auge (Talking Heads, The Police, Echo and the Bunnymen) e, claro, alguns dos maiores astros da música pop de todos os tempos (Michael Jackson, Madonna e Prince).

Nem todas músicas foram necessariamente lançadas há 40 anos. Se uma faixa saiu em 1982, ou até antes, mas só foi impactar nos EUA em 1983, ela foi considerada "elegível". O primeiro lugar surpreendeu. A revista escolheu "Electric Avenue", de Eddy Grant, o grande momento daquele ano emblemático.

Vagalume
Vagalume

A música está em "Killer on the Rampage", que já era o sexto álbum do cantor nascido na Guiana e que se mudou para a Inglaterra aos 12 anos. Para a revista a música simboliza tudo de inovador e radical daquele período mágico na história do pop.

Publicidade

Veja quais foram as 10 melhores posicionadas da lista e uma playlist com (quase) todas as músicas selecionadas:

Vagalume
Vagalume

10 - "Shiny Shiny" - Haysi Fantayzee ("mais que um hit um modo de vida")

Publicidade

9 - "Beat It" - Michael Jackson (junta a voz do cantor, com batidas disco e o trovão do metal")

8 - "Let The Music Play" - Shannon ("divide a história entre antes e depois dela")

Publicidade

7 - "Girls Just Want To Have Fun" - Cyndi Lauper ("Cyndi foi, talvez, a mais improvável popstar daquele ano")

Vagalume
Vagalume

6 - "Sitting Still" - R.E.M. ("nenhuma música mostra como os quatro garotos de Athens, Geórgia, reinventaram o rock de guitarras com seu diso de estreia como essa faixa")

5 - "Karma Chameleon" - Culture Club ("Boy Geroge era um ícone pop definitivo")

4 - "1999" - Prince ("a música é tão amada hoje em dia que nos esquecemos do quanto ela foi radical e divisiva na época de seu lançamento")

Vagalume
Vagalume

3 - "Modern Love" - David Bowie ("Uma das canções mais realistas que ele já escreveu")

2 - "Sucker MC's" - Run-DMC ("com esse single, o hip-hop deixou de ser uma música de clubes para se tornar a música das ruas")

1 - "Electric Avenue" - Eddy Grant ("é reggae, é synth-pop, é punk, é funk, é um discurso político, é um chamado para as pistas de dança. É um experimento de vanguarda, mas também explodiu se tornando um hit do Top 10.")

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.