Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taylor Swift reage e Damon Albarn se desculpa por dizer que cantora não escrevia suas canções

Vocalista do Blur e criador do Gorillaz diz ter sido mal-interpretado

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

Damon Albarn, o vocalista do Blur e criador do Gorillaz, se envolveu em uma polêmica depois que o LA Times publicou uma entrevista onde ele discutia o pop contemporâneo e acabou soltando algumas farpas contra Taylor Swift. Na conversa, o cantor e compositor disse que ela não compunha suas músicas e que o processo de coautoria era uma coisa bem diferente.

A cantora não gostou do que leu e demonstrou publicamente a sua insatisfação. Swift disse que era uma grande fã de Albarn até ter lido as declarações, e que ele estava prestando um grande desserviço ao tentar colocar em descrédito as suas capacidades de compor. Sarcasticamente ela ainda postou "fui eu mesma que escreveu este tuíte, caso você esteja se perguntando".

Vagalume
Vagalume Vagalume

Damon logo percebeu que tinha cometido um erro e desculpou-se "incondicionalmente e sem reservas", dizendo que o trecho fazia parte de uma longa discussão sobre o ato de compor que foi reduzido a um "caça-clique". " A última coisa que eu iria querer na vida era te desacreditar enquanto compositora. Espero que você entenda."

Entenda a confusão:

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

Albarn está nos EUA fazendo uma série de shows onde se apresenta apenas com um piano para divulgar seu segundo álbum solo, lançado no final do ano passado. Sobre a experiência, ele disse que era como um "acerto de contas", porque, nesse formato, onde não se tem nenhum artifício para se esconder, você descobre se as músicas são boas mesmo ou se apenas fizeram sucesso pelo modo que soavam ou a atitude que carregavam. Em sua opinião, que este é um teste em que a maioria da música pop moderna não passaria.

O repórter então perguntou se ele achava que todos os artistas do pop contemporâneo estavam se ancorando na sonoridade e atitude e não na força de suas composições. Albarn pediu que ele citasse alguém que não estivesse e Taylor Swift foi a sugestão dada pelo jornalista. "Você pode não gostar de suas músicas, mas ela é uma excelente compositora". Foi quando Damon afirmou que ela não escrevia o seu material. O jornalista disse que sim, que ela escrevia e também coescrevia outras tantas.

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

"Isso não conta. Eu sei o que é coescrever. Coescrever é muito diferente de escrever. Não estou destilando ódio a ninguém, só dizendo que há uma grande diferença entre um compositor e um compositor que coescreve. Não significa que o resultado não possa ser realmente ótimo... Acho que sou um tradicionalista nesse sentido. Uma compositora realmente interessante é Billie Eilish e seu irmão. Estou mais atraído pela música dela do que pelas de Taylor Swift. É algo mais sombrio – menos 'para cima', em menor escala e estranho. Acho ela excepcional."

A conversa então seguiu por outros caminhos, mas foram esses trechos que acabaram gerando as maiores discussões.

Publicidade

A verdade é que Swift trabalha com outros compositores. A diferença é que, assim como Eilish, ela trabalha com poucas pessoas, em um processo mais próximo do tradicional. "folklore" e "evermore", seus mais recentes trabalhos, contam com o produtor e membro do The National como parceiro mais constante, 20 canções no total, ainda que outros compositores também tenham participado do trabalho.

Ainda assim é algo bem diferente do que se observa em álbuns de outras estrelas da música pop, que podem ter dezenas de autores creditados e canções com mais de sete autores. Albarn estava, muito provavelmente, se referindo a esse tipo de caso e deve ter achado que era assim que Taylor trabalhava. Daí as declarações que se mostraram polêmicas e que levaram a um pedido público de desculpas.

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.