Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

#TBT: Veja clipes pouco conhecidos de Nirvana, U2, Red Hot Chili Peppers, Iron Maiden e mais

Porque nem só de "Thillers" se faz uma videografia

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

A união de música com imagens na música pop está longe de ser uma novidade, é possível achar "proto-clipes" nos anos 50 e até antes disso. Mas o poder deles como alavancador de vendas só começou a ser percebido nos anos 70, especialmente graças ao pioneirismo de Queen e ABBA e só atingiu o seu ápice na década seguinte, com a chegada da MTV nos EUA.

Nesse tempo, praticamente todo artista, seja um iniciante sem contrato ou uma megaestrela global, se aventurou por essa música, resultando em vídeos que fizeram história e foram vistos à exaustão, e outros que acabaram sendo pouco exibidos ou buscados no YouTube. Nesse #TBT relembramos alguns clipes de grandes astros dos anos 70, 80 e 90 que, por um motivo ou outro, acabaram não se tornando tão conhecidos, em alguns casos mesmo quando a canção para o qual ele foi criado tenha feito sucesso.

"In Bloom" - Nirvana

Existem três clipes diferentes para essa música. Um traz o trio basicamente destruindo todo o set de filmagens. O outro, o mais popular, tem a banda em um cenário de programa de auditório musical dos anos 60 e há esse aqui, feito antes da entrada de Dave Grohl na banda e deles assinarem com uma grande gravadora. Essa versão da música é diferente daquela que se escuta no álbum "Nevermind".

Publicidade

Clique para ver no Vagalume

"A Celebration" - U2

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

Lançada em compacto entre os álbuns "October" (1982) e "War" (1983), essa música não entrou em nenhum disco de estúdio dos irlandeses (hoje ela é uma faixa bônus de "October"). O compacto não fez muito sucesso e o clipe talvez seja o menos visto de toda a carreira da banda.

Clique para ver no Vagalume

Publicidade

"Show Me Your Soul" - Red Hot Chili Peppers

Também lançada entre dois discos de estúdio, no caso deles "Mother's Milk" (1989) e "Blood Sugar Sex Magik" (1991) essa música de pegada jazz funk entrou na trilha sonora de "Uma Linda Mulher", que assim como o longa, fez um enorme sucesso. Apesar disso, essa canção acabou se tornando, injustamente até, apenas uma nota de rodapé na carreira do quarteto e o clipe sequer está presente no canal oficial deles.

Clique para ver no Vagalume

"The Trooper" - Iron Maiden

Vagalume
Vagalume Vagalume

Dos clipes feitos pela venerada banda de metal na início dos anos 80, alguns se tornaram bem populares, especialmente "Run To The Hills" e "Flight Of Icarus", e outros bem menos, vide o primeiríssimo promo da banda, """. que só os fãs realmente fiéis conhecem. Outro pouco lembrado é o de "The Trooper", o que não deixa de ser curioso, já que a música é um dos grandes hinos do atual sexteto.

O clipe segue o padrão daquele de "Run To The Hills", intercalando a banda se apresentando em um palco com cenas de um antigo filme, nesse caso "A Carga da Brigada Ligeira", de 1936. Mas porq ue esse vídeo acabou relativamente obscuro? Simples: a BBC achou as imagens por demais violentas e baniu a sua exibição no Reino Unido o que certamente influiu para que ele não chegasse com frequência nas televisões do resto do mundo.

Hoje em dia a história é diferente. "The Trooper" é das canções mais buscadas pelos fãs da banda no YouTube. Como resultado, ele tem mais visualizações na plataforma do que muitos dos vídeos que eram vistos com mais frequência nos anos 80.

Clique para ver no Vagalume

"Sabbath Bloody Sabbath" - Black Sabbath

Esse aqui vem de tempos "pré-históricos", quando a MTV ainda não existia e não se tinha muita motivação para se fazer um "promo", simplesmente porque não havia muito lugar para eles serem exibidos. Por isso, a maioria deles se limitava a trazer a banda ou artista dublando a música em um palco.

Não foi isso que aconteceu com esse vídeo feito para divulgar a faixa-título do quinto álbum do Sabbath (1973) e que já se assemelha mais aos vídeos feitos na década seguinte.

Quem tem mais idade talvez se lembre de vê-lo no Som Pop da rede Cultura em preto e branco. Aqui ele está em sua versão original a cores. O clipe usa a edição feita para o single da faixa, com dois minutos a menos do que a que se ouve no LP.

Clique para ver no Vagalume

Wild Is The Wind" - David Bowie

Em 1976, David Bowie lançou "Station To Station", um de seus melhores álbuns, e, por consequência, um dos maiores da história da música pop. O disco tinha apenas seis faixas, a maioria delas com mais de cinco minutos e, consequentemente, não tinha muito material radiofônico, ainda que "Golden Years" tenha se tornado seu segundo maior sucesso nos EUA até então.

Assim, não deixa de ser curioso que em 1982 tenha se decidido lançar "Wild Is The Wind" cover de um standard popularizado na voz de Nina Simone, em compacto, com um clipe, simples e extremamente elegante, para acompanhá-lo.

No Reino Unido o single chegou no 24° lugar. No resto do mundo ele ou não foi lançado ou, se foi, não fez muito sucesso. Assim, o vídeo acabou também tendo pouca circulação, mas vale a pena conhecê-lo.

Clique para ver no Vagalume

"Girls On Film" - Duran Duran

Vagalume
Vagalume Vagalume

O Duran Duran foi a banda que mais soube tirar proveito dos clipes assim que a MTV entrou no ar. Investiu-se muito no quinteto e vídeos como os de "Save A Prayer" e "Rio" se tornaram clássicos e muito visto por décadas a fio.

O mesmo não pode ser dito de "Girls On Film". Quer dizer, a versão "família" pode ter sido vista tanto na televisão, quanto no YouTube e até com alguma frequência.

Já a versão sem cortes, bem mais apimentada e um clima de filme pornô soft é provável que não. Essa montagem foi criada para servista nas danceterias, uma das grandes modas do início dos anos 80, onde um telão era parte fundamental do ambiente. Por isso, a sua exibição ficou mais restrita a esses lugares, nas compilações oficias de clipes da banda e, claro, no Playboy Channel.

A versão abaixo é a "censurada". O vídeo sem cortes pode ser visto aqui

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.