Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tom Verlaine, fundador do Television, morre aos 73 anos

Músico foi fundamental no surgimento do punk rock

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

Tom Verlaine, guitarrista, vocalista e fundador do Television, morreu neste sábado (28) aos 73 anos. O anúncio foi feito por Jesse Paris Smith, a filha de Patti Smith, com quem o músico também tocou. De acordo com o comunicado, o americano morreu depois de ter enfrentado rapidamente uma doença (que não foi especificada).

Verlaine entra para história como autor de um dos discos mais influentes e elogaidos das história do rock e por ter possibilitado a popularização do punk rock. Afinal, foi ele quem convenceu Hilly Kristal a deixar que sua banda tocasse no pequeno bar do qual ele era proprietário: o CBGB, no East Village de Nova Iorque. Logo uma cena começou a se formar em torno do local e foi ali que Ramones, Talking Heads, Blondie e a já citada Patti Smith começaram a ser notados.

"Marquee Moon", o álbum de estreia do Television é daqueles que sempre entram em listas de "melhores de todos os tempos" e abriu muitas cabeças - é difícil imaginar o rock alternativo dos anos 80, 90, e além, sem ele.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Apesar da banda ter sido identificada com o então nascente punk rock, o som do Television passava longe dos "três acordes". O grupo fazia composições intrincadas, com Verlaine e Richard Lloyd, o outro guitarrista, tocando, em impresionante simbiose, canções de grande lirismo, que soavam inovadoras e simultaneamente mantinham o apelo pop.

Publicidade

Lançado em 1977, o LP impressionou tanto os críticos que ele ficaria famoso como caso, provavelmente único, em que uma resenha de disco virou capa de uma revista (no caso o semanário inglês New Musical Express, atualmente NME, em texto clássico de Nick Kent).

O apoio da imprensa não se reverteu em vendas e após um segundo álbum, o ijustamente criticado "Adventure", a banda se separou. Verlaine começaa gravar como solista e deixa uma série de bons álbuns, ainda que pouco conhecidos.

Publicidade

David Bowie ficou tão impressionado com o primeiro disco solo do músico, lançado em 1979, que, no ano seguinte, regravou "Kingdom Come" no disco "Scary Monsters".

O Television se reuniu em 1992 para, finalmente, colher um pouco dos resultados financeiros que, há muito, lhe era devido. Eles também gravaram um disco de retorno, o bom "Television".

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

O quarteto se separou pouco depois. Em 2001 eles voltaram a se apresentar ao vivo com regularidade,ainda que um quarto disco nunca tenha se materializado - o perfeccionismo e a insegurança em relação ao material de Verlaine teriam sido os grandes empecilhos. Cansado dessa inércia, Lloyd deixou a banda em 2007 sendo substituído desde então por Jimmy Rip.

Verlaine também foi abandonando mais e mais os estúdios de gravação. Depois do terceiro trabalho do Television, ele só voltaria a lançar material inédito em 2006, quando dois discos chegaram simultaneamente às lojas: "Songs and Other Things" (com canções em formato tradicional) e "Around", todo instrumental. - esses foram os seus últimos álbuns.

Verlaine esteve quatro vezes no Brasil. Três com o Television (em 2006, 2011 e 2013) e uma como solista, também em 2011. A banda fez seu último concerto em 2019.

Ouça "Marquee Moon":

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.