Vagalume Vangelis, pioneiro da música eletrônica e vencedor do Oscar, morre aos 79 anos

Vangelis, pioneiro da música eletrônica e vencedor do Oscar, morre aos 79 anos

Instrumentista grego fez a música de "Carruagens de Fogo" e "Blade Runner"

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Evángelos Odysséas Papathanassíou , ou simplesmente Vangelis, nome importante na música eletrônica e new age morreu aos 79 anos. O compositor grego teve uma longa e prolífica carreira, que engloba mais de três dezenas de álbuns entre discos solo, colaborações e trilhas sonoras. Segundo declaração de sua família, o artista morreu em um hospital onde recebia tratamento para uma doença não especificada.

Foi no cinema, aliás, que ele encontrou o sucesso com o grande público. A música que escreveu para "Carruagens de Fogo"(1981) lhe valeu um Oscar de melhor trilha sonora, um álbum no topo da parada da Billboard e, mais surpreendente, um single também no primeiro lugar nos EUA - fato raro para um instrumental. "Chariots Of Fire" foi ainda além e se tornou uma daquelas canções onipresentes que entram no inconsciente coletivo passando a ser ouvida em casamentos e eventos esportivos dos mais diversos.

Clique para ver no Vagalume

Antes disso ele já tinha cravado seu nome na história da música, primeiro como integrante dos progressivos do Aphrodite's Child, que também revelou o vocalista Demi Roussous, e por ter gravado uma série de álbuns solo como os importantes "Albedo 0.39" (1976) e "Spiral" (1977).

Clique para ver no Vagalume

Vangelis também escreveu outra trilha cultuada e influente: a de "Blade Runner" (1982), e atingiu o público fã de música pop quando se juntou ao vocalista Jon Anderson do Yes no Jon and Vangelis. O duo lançou três álbuns entre 1980 e 1983 (um quarto, gravado em 1986 só foi lançado na década seguinte). Mesmo longe do mainstream, ele nunca parou de produzir. Seu último trabalho, "Juno to Jupiter", saiu no ano passado.

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas