Vivienne Westwood, a estilista que ajudou a criar o visual punk, morre aos 81 anos
Mesmo sem tocar um instrumento, ela foi fundamental na história da música
Vagalume|Do R7
Vivienne Westwood, ou melhor, Dame Vivienne Westwood, morreu na tarde de ontem (29) aos 81 anos. A causa da morte não foi revelada. Mesmo sem tocar um instrumento, a estilista pode ser considerada uma figura chave na música da segunda metade do século 20.
Isso graças às roupas que criou na segunda metade dos anos 70, e eram vendidas na butique SEX, de propriedade dela e de seu então parceiro Malcolm McLaren (juntos na foto abaixo), acabaram definindo também a estética punk - com o uso de rasgos, alfinetes e a inspiração no universo dos fetiches sexuais. As camisetas com imagens provocantes e/ou polêmicas, também estavam entre os itens mais populares da loja (uma famosa trazia uma foto de dois cowboys gays).
Todos os futuros integrantes dos Sex Pistols eram frequentadores da SEX. E, como empresário e "figura maquiavélica", McLaren teve papel fundamental na criação da banda e também em seu final precoce, já em 1978. Além dos Pistols, Chryssie Hynde (que logo formaria os Pretenders), Siouxsie Sioux e Adam Ant também frequentaram, ou trabalharam, na SEX.
Com o fim da era punk, Westwood já ra uma ds estilistas mais célebres do planeta. Ela abriu lojas ao redor do planeta e usou de sua fama para divulgar uma série de causas nas quais acreditava, como o desarmamento nuclear ou a crise ambiental e climática.
Também influente foi a fase que batizou de "new romantic", assim como o movimento musical surgido no fim dos anos 70, e que abrange os anos de 1981 a 1985. As craições dessa época também teve grande impacto na música da época, especialmente o "look de pirata", que fez a fama de Adam and the Ants.
Westwood se manteve influente e produtiva até o fim da vida e sua morte foi lamentada por uma série de celebridades, entre elas Yoko Ono ("Que mulher! Com um coração sempre jovem, motivada, elegante e maravilhosa"), Chryssie Hynde ("Ela se foi e o mundo já é um lugar menos interessante") e Paul McCartney ("Uma senhora corajosa que abalou o mundo da moda e defendeu desafiadoramente o que era certo").
Fonte: Vagalume