Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parque temático francês gera protestos ao fazer show 

Evento do Puy du Fou para 9 mil pessoas provocou uma tempestade de protestos nas redes sociais e de políticos da oposição

Entretenimento|

Atores em ensaio no parque temátixo Le Puy du Fou
Atores em ensaio no parque temátixo Le Puy du Fou Atores em ensaio no parque temátixo Le Puy du Fou

Um parque temático francês causou protestos ao organizar uma apresentação com a presença de 9 mil pessoas, contornando regra que proíbe reuniões de mais de 5 mil, imposta para ajudar a conter a disseminação do coronavírus.

O Puy du Fou, que organiza encenações de eventos históricos franceses, teve permissão para ocupar 9 mil de seus 13 mil assentos no sábado, organizando suas arquibancadas ao ar livre em três blocos separados divididos por telas de acrílico.

Na semana passada, o governo do presidente Emmanuel Macron estendeu a proibição de reuniões de mais de 5 mil pessoas até 30 de outubro, mas disse que os prefeitos --administradores estaduais regionais indicados pelo presidente-- poderiam abrir exceções.

O evento do Puy du Fou provocou uma tempestade de protestos nas redes sociais e de políticos da oposição.

Publicidade

"Existem regras de distanciamento social e há dispensas para os amigos do presidente. Macron havia antecipado a (re) abertura do Puy du Fou (após o isolamento). Agora eles podem criar grupos de coronavírus", disse o secretário nacional do Partido Verde, Julien Bayou, no Twitter.

A ministra da Cultura, Roselyne Bachelot, negou que o proprietário do Puy du Fou, Philippe De Villiers, um ex-ministro conservador que tentou duas candidaturas presidenciais, tenha recebido tratamento especial. "Nenhum favorecimento foi dado em Puy du Fou", afirmou Bachelot à TV BFM nesta segunda-feira.

Publicidade

Ela disse que eventos ao ar livre para mais de 5 mil pessoas podem ter autorização, desde que tenham assentos individuais, distanciamento social rigoroso e uso obrigatório de máscara.

(Reportagem de Geert De Clercq)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.