“Darth Vader” reforça isolamento em vila das Filipinas

SAUDE-CORONAVIRUS-FILIPINAS-DARTHVADER:“Darth Vader” reforça isolamento em vila das Filipinas

MANILA (Reuters) - Vestidas como personagens de "Star Wars", autoridades locais nas Filipinas estão impondo medidas rigorosas de quarentena, enquanto também distribuem pacotes de ajuda.

Com roupas de Darth Vader e Stormtrooper feitas de tapetes de borracha e plástico velho, líderes jovens chamam a atenção dos moradores em vilas da periferia de Manila, que são orientados a ficar em casa.

"Repreendemos os moradores que ainda saem para o exterior sem as credenciais de quarentena necessárias e também aqueles que não usam máscaras. Garantimos que as diretrizes do governo sejam seguidas adequadamente", disse à Reuters Muriel Baldago, autoridade eleita vestida com fantasia de Stormtrooper.

O traje é divertido e oferece aos moradores um pouco de distração do surto, acrescentou ele.

Em 4 de maio, também conhecido como Dia de "Star Wars" e comemorado mundialmente pelos fãs da franquia, funcionários do governo em trajes característicos também montaram pequenos barcos de madeira para distribuir pacotes de socorro contendo arroz e enlatados em um bairro costeiro próximo.

As Filipinas, cuja capital e principais cidades estão sob rigorosos protocolos de quarentena até meados de maio, registraram 9.485 casos confirmados de coronavírus, 623 mortes e 1.315 recuperações até segunda-feira, mostraram dados do governo.

(Reportagem de Adrian Portugal)