Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Koons inaugura "Buquê de Tulipas" gigante em homenagem a vítimas dos ataques de 2015 em Paris

Pop|

PARIS (Reuters) - O artista norte-americano Jeff Koons apresentou em Paris nesta sexta-feira sua escultura "Buquê de Tulipas", uma homenagem às vítimas dos ataques de militantes islâmicos na capital francesa em 2015.

A peça de 12 metros de altura retrata uma mão gigante segurando um buquê de 11 tulipas coloridas – uma flor que em algumas culturas simboliza o amor.

Koons disse ter criado o "Buquê de Tulipas" para mostrar o apoio e a solidariedade de seus compatriotas pelo povo francês após os ataques, nos quais 130 pessoas foram mortas no total.

"Eu, como cidadão de Nova York, vivenciei o 11 de setembro e a depressão que pairou sobre a cidade. Foram necessários anos para a cidade voltar à vida", disse Koons aos repórteres.

Publicidade

Ele disse que 80% dos lucros da venda dos direitos autorais da obra de arte serão destinados às famílias das vítimas e os 20% restantes serão usados para sua manutenção.

"A lembrança, comemorações, arte, tudo que fazemos que possa trazer à tona as lembranças dos nossos entes queridos é vital", disse Dominique Kielemoes, integrante da associação de vítimas "13onze15" que perdeu o filho nos atentados.

Publicidade

A inauguração da obra de arte acontece depois de anos de disputa. Seu local original, situado perto do emblemático Palais de Tokyo, foi abandonado depois que autoridades determinaram que ela atrapalharia a vista da Torre Eiffel, noticiou a mídia francesa.

O local finalmente escolhido fica próximo do Petit Palais, um museu de arte do centro de Paris.

(Por Matthieu Protard)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.