Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Livro infantil aborda luta por transplante de forma lúdica

A jornalista Nalu Saad e o médico Vanderson Rocha contam histórias de quem vive a expectativa por uma medula óssea nos primeiros anos de vida

Pop|Ricardo Cruz, do R7*

Obra é primeiro livro infantil sobre o tema
Obra é primeiro livro infantil sobre o tema Obra é primeiro livro infantil sobre o tema

Uma equipe de anjos entra em campo toda vez que uma criança precisa realizar um transplante de medula óssea. É assim, por meio de linguagem lúdica, que a jornalista Nalu Saad e o médico Vanderson Rocha contam histórias de quem precisa enfrentar o drama do tratamento médico ainda nos primeiros anos de vida.

Esquadrão dos Anjos, primeiro livro infantil sobre o tema, será lançado no domingo (24), no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo.

Nalu Saad encontrou nas experiências pessoais a argumentação necessária para usar a fantasia como pano de fundo da obra. De acordo com a autora, o objetivo é tocar o coração dessas crianças e mostrar que é possível vencer o tratamento com otimismo.

— Eu sempre acreditei nisso, foi essa linguagem que eu usei para educar os meus filhos, e a linguagem que eu aprendi com a escola dos meus filhos. A gente juntou a fantasia com a realidade para poder mostrar que é possível vencer um tratamento difícil desse com otimismo, coragem, e o que essas crianças mais têm é coragem.

Publicidade

As restrições naturais durante o tratamento, que inevitavelmente obrigam essas crianças ao afastamento social, são apontadas pela jornalista como os principais incômodos dessas crianças.

— Quando ela [criança] passa por um transplante de medula óssea, além de todos os efeitos da quimioterapia para matar a medula doente e colocar uma medula nova, além dela passar por toda ansiedade de “vou me curar ou não”, ela passa por uma questão de isolamento. Ela vai ter que ficar no hospital muitos meses, não vai poder ir ao shopping, ir à casa de amigos.

Publicidade
Jornalista Nalu Saad e o médico Vanderson Rocha lançam "Esquadrão dos Anjos"
Jornalista Nalu Saad e o médico Vanderson Rocha lançam "Esquadrão dos Anjos" Jornalista Nalu Saad e o médico Vanderson Rocha lançam "Esquadrão dos Anjos"

No livro, toda vez que o esquadrão de anjos aparece o ambiente hospitalar é transformado em um lugar de alegria. A publicação busca tratar de forma delicada o tema, com a clara intenção de tornar menos áspero o cotidiano de quem vive na expectativa de receber uma medula para continuar vivendo.

O trabalho de produção contou ainda com o apoio de uma grande equipe de profissionais formada por pediatras, nutricionistas, dentistas, psicólogos e enfermeiras. A dupla de autores recorreu a esse time de especialistas para que fosse possível mostrar detalhes dos sintomas que se apresentam nos pacientes e qual o trabalho desenvolvido por cada um deles.

Publicidade

Serviço

Lançamento do livro Esquadrão dos Anjos

Quando: 24 de fevereiro de 2019

Horário: 16 horas

Onde: CCBB-SP – rua Álvares Penteado, 112, Centro

*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.