Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mãos à obra: pianistas aprendem a tocar com polegar robótico

CULTURA-PIANO-TECNOLOGIA:Mãos à obra: pianistas aprendem a tocar com polegar robótico

Pop|

Por Stuart McDill

LONDRES (Reuters) - O que pianistas fariam se de repente tivessem dois polegares em uma mão? Será que seus cérebros se atrapalhariam ou o dedo extra adiciona uma nova dimensão ao seu desempenho?

O neurocientista Adlo Faisal e a equipe que ele comanda no Imperial College de Londres desenvolveram um dedão robótico para descobrir.

Uma hora depois de o dedo artificial ser montado junto ao dedo mínimo de sua mão direita, seis músicos já haviam aprendido a integrá-lo ao teclado por meio de sinais elétricos gerados quando movem o pé.

Publicidade

"Isso veio da minha paixão pelo piano, eu me perguntei 'o que acontece se tiver um dedo extra?'", disse Faisal, professor de Inteligência Artificial e Neurociência do Departamento de Bioengenharia e do Departamento de Computação da escola, à Reuters.

"Existe uma área específica do cérebro responsável por cada um dos dedos", explicou ele.

Publicidade

"Então agora vem a pergunta, se eu der a você um décimo-primeiro dedo... você o processa da mesma maneira que processa um membro comum?"

Pesquisadores do Laboratório do Cérebro e do Comportamento comandado por Faisal descobriram que, independentemente de sua capacidade, os seis pianistas e seis outros voluntários que não tocam se adaptaram ao dedão rapidamente, o que leva a crer que não estamos limitados a usar um dedo adicional para tarefas com as quais estamos familiarizados.

"O fato de se conseguir tocar com onze dedos não é inteiramente trivial, e tem a ver com a maneira como o cérebro está configurado", disse Faisal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.