Pop Os Dez Mandamentos — O Filme faz sucesso com jovens da comunidade judaica

Os Dez Mandamentos — O Filme faz sucesso com jovens da comunidade judaica

Fãs da novela exaltam a grandiosidade dos efeitos especiais nas telonas

  • Pop | Do R7

"No cinema, a sensação é totalmente diferente da nossa TV", disse espectador sobre a cena do Mar Vermelho

"No cinema, a sensação é totalmente diferente da nossa TV", disse espectador sobre a cena do Mar Vermelho

Divulgação/Record

Fenômeno de público, Os Dez Mandamentos — O Filme agrada a uma audiência bastante diversa. De idosos a crianças. De católicos a judeus. Jovens da comunidade judaica, inclusive, fazem parte da enorme gama de fãs do longa, uma parceria entre a Rede Record e a Paris Filmes.

Em entrevista ao portal R7, o presidente da JJO (Juventude Judaica Organizada), Persio Bider, de 38 anos, contou que a superprodução sobre a saga de Moisés é um fenômeno entre a comunidade. 

Persio Bider é o presidente da Juventude Judaica Organizada

Persio Bider é o presidente da Juventude Judaica Organizada

Arquivo pessoal

— Eu já tinha visto a novela e muitos amigos judeus se envolveram com a trama. Quando veio o capítulo do Mar Vermelho, a gente ligava uns para os outros para avisar: "Põe na Record, põe na Record". Mandava mensagem nos grupos de WhatsApp... Bombou demais! 

Fã da novela da Rede Record, exibida durante nove meses em 2015, Persio já assistiu ao filme nas telonas. 

— Gostei muito do filme, embora houvesse muitas partes que já tinha visto na novela. Mas eu vejo, como líder comunitário judaico, que essas novelas e filmes baseados em histórias da Bíblia são excelentes para fazer com que os mais jovens se interessem mais por seu passado e história. 

Nos cinemas, Persio se encantou com a cena da abertura do Mar Vermelho.

— É incrível e toda equipe está de parabéns! No cinema, a sensação é totalmente diferente da nossa TV, nos levando para o momento exato do milagre e nos fazendo sentir como se lá estivéssemos.

A história de Os Dez Mandamentos é diretamente ligada ao povo judeu. Os hebreus viveram como escravos dos egípcios por séculos e conseguiram a liberdade com Moisés, o escolhido por Deus para levá-los a Canaã, a terra prometida. Em todas as Páscoas, os judeus reverenciam o Êxodo, relatado no segundo livro da Bíblia.

— Mesmo aqueles da comunidade que não têm o hábito de assistir a novela, ficaram felizes por ver nossa história em rede nacional e em uma emissora tão grande como a Record. O filme somente corroborou essa sensação, pois virou um programa de família, em que nas noites de shabat — quando a família toda se reúne sem celular, TV ou internet para conversar —, este tema, sem dúvida, foi o destaque.

Sobrevivente do holocausto se emociona com filme de Os Dez Mandamentos

Mais de 40 jovens se reúnem em excursão para ver Os Dez Mandamentos — O Filme

A bióloga marinha Sheila Levy faz parte do fã-clube de Os Dez Mandamentos — suas três filhas são apaixonadas pela superprodução da Rede Record e ela embarcou na história também. Em entrevista ao R7, contou que as meninas Michele, de 14 anos, Aline, de 11, e Karen, de 8, não perdiam um episódio da novela.


— Era uma briga [risos]. A gente tinha que estar em casa na hora da novela! Quando saiu a notícia do filme, elas disseram: "A gente precisa ir". Não consegui comprar ingresso para a estreia, mas a família inteira foi na segunda-feira (1º). Foi muito emocionante, elas gostaram muito. Agora estão na expectativa para ver a segunda parte.

Freiras católicas se emocionam em sessão de Os Dez Mandamentos no cinema

Para Sheila, Os Dez Mandamentos — O Filme é muito esclarecedor porque conta a história do povo judeu.

— Isso fez diferença para as meninas, até porque elas comentavam que algumas passagens da novela, elas já sabiam por causa do professor. E além disso, ainda teve a produção, que foi impecável! Foi muito lindo.

Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser

Últimas