Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pastor de ovelhas que virou cantor mistura música folk do Lesoto com techno e rap

MUSICA-OVELHAS-LESOTO:Pastor de ovelhas que virou cantor mistura música folk do Lesoto com techno e rap

Pop|

Por Emile Bosch

MASERU (Reuters) - Ele se parece com o pastor de ovelhas tradicional do pequeno país africano Lesoto, enrolado em um cobertor para afastar o frio do reino montanhoso e balançando uma bengala ornamentada enquanto canta no idioma local sesotho.

Mas desde que se consagrou em 2015, o cantor e rapper Teboho Mochaoa foi além da música folk de seu país --com seu acordeão e tambor-- para produzir um som eclético que mistura dance music eletrônica, dub reggae e rap.

Isso permitiu que ele cativasse o público fora de seu Lesoto natal, inclusive locais em Paris, Oslo e Cidade do Cabo. Ele acaba de assinar um contrato para gravar um EP (Extended Play Record) com uma gravadora sul-africana.

Publicidade

"Tocar em palcos mundiais, tocar em grandes festivais na França, em Londres e em outros lugares --é realmente interessante ver todo esse...plano se materializando", disse Mochaoa em entrevista à Reuters.

Seu personagem de palco, Morena Leraba, é um pastor de ovelhas enigmático destinado a servir, afirmou ele, como uma representação das comunidades raízes de Mochaoa que costumam pastorar ovelhas no Lesoto, um pequeno país de altitude elevada totalmente cercado pela África do Sul.

Publicidade

O personagem frequentemente narra histórias tradicionais, mas seu uso de batidas dançantes com sons eletrônicos e sua voz rouca de rap dão um toque cosmopolita.

"Acho que é exatamente isso que desejamos", disse o frequentador do show Joel Makata, após assistir a uma apresentação em Maseru.

(Por Tim Cocks)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.