Pop Príncipe William diz que a BBC falhou com Diana em entrevista

Príncipe William diz que a BBC falhou com Diana em entrevista

GENTE-WILIAM-BBC:Príncipe William diz que a BBC falhou com Diana em entrevista

Reuters - Entretenimento

Por Alistair Smout e Michael Holden

LONDRES (Reuters) - O príncipe da realeza britânica William acusou a BBC de falhar com sua mãe, a princesa Diana, e de envenenar a relação dela com o príncipe Charles, depois de uma investigação descobrir que um jornalista da rede conseguiu uma entrevista de maneira fraudulenta em 1995.

A crítica de William à emissora pública acontece após um relatório publicado na quinta-feira afirmar que uma investigação concluiu que o jornalista da BBC Martin Bashir utilizou de fraude para conseguir uma entrevista com Diana, e que a emissora teria atuado para encobrir o caso.

Durante a entrevista para o programa "Panorama", assistida por mais de 20 milhões de espectadores no Reino Unido, Diana chocou o país ao admitir um caso e ao compartilhar detalhes de seu casamento com o herdeiro do trono e pai de William, o príncipe Charles. 

Diana morreu em um acidente automobilístico em 1997, aos 36 anos. 

"Na minha visão, a maneira enganosa na qual a entrevista foi obtida influenciou substancialmente o que minha mãe disse. A entrevista foi uma grande contribuição para piorar a relação dos meus pais e desde então, prejudicou inúmeras outras pessoas", afirmou William, de 38 anos, em nota.

"Me traz uma tristeza indescritível saber que as falhas da BBC contribuíram de maneira significativa para sua sensação de medo, paranoia e isolamento que eu lembro dos últimos anos com ela."

Em uma nota separada emitida ao mesmo tempo, o irmão de William, Harry, não mencionou nominalmente a BBC, mas criticou mais amplamente imprensa e "o efeito cascata de uma cultura de exploração e de práticas antiéticas que acabaram tirando a vida dela".

Últimas