Flavio Ricco Jornalístico mostra avanço de facções em municípios da Amazônia

Jornalístico mostra avanço de facções em municípios da Amazônia

  • Flavio Ricco | Do R7

Luiz Fara Monteiro apresenta o 'Repórter Record Investigação'

Luiz Fara Monteiro apresenta o 'Repórter Record Investigação'

divulgação

O Repórter Record Investigação, nesta quinta-feira, a partir das 22h30, vai abordar o avanço das facções criminosas nos pequenos municípios da Amazônia.

O programa viajou por três estados para mostrar que os grupos deixam um rastro de medo e morte na região. Além disso, um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela o avanço do crime organizado nas pequenas cidades da Amazônia Legal, onde se intensificou a violência pelo controle do tráfico de drogas.

De acordo com o sociólogo e coordenador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, a guerra entre os principais grupos organizados explica o aumento de mortes nas pequenas cidades da Amazônia Legal.

O RRI conversa com a mãe de um jovem que estava envolvido numa facção criminosa. Ele acabou morrendo por causa do confronto entre criminosos, que todos já conheciam na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre.

O jornalístico mostra, ainda, como indígenas são aliciados pelas quadrilhas, e servem de mulas do tráfico na fronteira do estado acreano com o Peru.

No Amazonas, dez cidades foram atacadas por integrantes de uma facção criminosa em julho do ano passado, após a morte de um traficante.

Os repórteres também foram ao Sudeste do Pará para explicar por que a região é uma das mais violentas do país. 

A reportagem é de Marcus Reis, Tarcísio Badaró e Rodrigo Favero, com apresentação de Luiz Fara Monteiro.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas