Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pandemia dificulta situação dos figurantes

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Gravação de "Os Dez Mandamentos" reuniu centenas de figurantes
Gravação de "Os Dez Mandamentos" reuniu centenas de figurantes Gravação de "Os Dez Mandamentos" reuniu centenas de figurantes

São Paulo e Rio de Janeiro, entre as que mais registram casos e mortes pela pandemia, historicamente também são as praças que mais oferecem oportunidades de trabalho para os profissionais da figuração. Além das TVs, como Record, SBT e Globo, que utilizam esta mão de obra, há também produtoras independentes, para filmes e comerciais, e, mais recentemente, streaming.

Só como detalhe, a novela “Os Dez Mandamentos” chegou a movimentar os mesmos 300 figurantes, em uma semana nas suas gravações, para não ter problemas de continuidade.

E quando tudo voltar ao “normal”, já se sabe que as regras para a categoria serão outras, para evitar riscos de contaminação. Haverá a necessidade de se trabalhar com um número bem reduzido de pessoas e até recorrer à computação gráfica para multiplicá-los em cena.

A situação para os figurantes, como se constata, não é nada animadora, como também não é para as agências que os indicam para novelas e outras produções. Muitas estão fechando as portas por causa da paralisação dos serviços.

Publicidade

Torcida

Antes de o diretor Vildomar Batista acertar para o “Aqui na Band”, ele tinha uma ideia de programa com Lívia Andrade. A sua equipe torce para que isso possa ser retomado agora.

Publicidade

A produtora de Vildomar também é responsável pelos programas de fim de ano de Neymar no SBT.

Glenda deixou o reality "Uma Vida, Um Sonho"
Glenda deixou o reality "Uma Vida, Um Sonho" Glenda deixou o reality "Uma Vida, Um Sonho"

Grande baixa 

Publicidade

Glenda Kozlowski pegou a todos de surpresa ao anunciar ontem, em rede social, sua saída do projeto “Uma Vida, Um Sonho”, reality de futebol que tem estreia prevista para outubro nas manhãs de domingo do SBT. Seria seu primeiro trabalho após deixar a Globo.

Procurada pela coluna, ela se limitou a informar que, “acho que não precisa ser dito mais nada. Vida que segue!”. A empresa LCA já procura outro nome para substituí-la.

Quem sabe

Autor Tiago Santiago consegue, sim, imaginar uma versão de "Os Mutantes" para os dias de hoje, com mais recursos tecnológicos e possibilidades de bons resultados.

“Inclusive comecei uma nova história, em quadrinhos com meu universo de mutantes. Na TV, seria excelente”, declara Tiago, que hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com filmes e livros eletrônicos. Ele se prepara para fechar parcerias com a Amazon. 

Padrão

“[A história] Teria com certeza uma cara parecida com minhas outras três novelas de mutantes, com muito humor, aventura e embates com efeitos especiais”, explica Tiago.

Ele acredita que essa sequência daria muito certo e se baseia em casos do cinema: “da mesma forma que a Marvel nunca deixou de fazer sucesso com X-Men e Vingadores, e a DC nunca abandonou a franquia Batman”.

Fim de ano

A CNN Brasil começou a trabalhar na retrospectiva de fim de ano, que não deixará de fora sua chegada ao País e destacará ainda seus contratados.

Só que alguns nem ficaram muito tempo por lá, como é o caso de Reinaldo Gottino, novamente à frente do “Balanço Geral”. 

Começar de novo 

A Medialand voltou a operar com parte da equipe na produtora em tempo reduzido. Os demais seguem ainda em home office, principalmente a pós-produção.

E também organiza os protocolos de segurança para as gravações que planeja retomar em agosto.

Barbas de molho

E se a segunda temporada de “Salve-se Quem Puder” não voltar este ano e a Globo colocar outra reprise depois de “Totalmente Demais”?

Isso poderia mudar muita coisa, quem sabe, até o retorno do português José Condessa, caso mais complicado, e de Sabrina Petraglia, que está grávida. Por enquanto, tudo não passa de uma remota possibilidade.

Exagero

São tantos os nomes de apresentadores comentados para a programação da Band, que daria para encher a grade.

Alguns inclusive com possibilidade zero, como é o caso de César Tralli, cada vez mais prestigiado no Grupo Globo. 

Uruguai

A temporada mais recente de “Zoombido”, programa apresentado por Moska no Canal Brasil, foi sublicenciada pela emissora uruguaia TNU.

Nos 13 episódios da série, gravados no Uruguai, Moska recebe músicos locais como Emiliano Brancciari, da banda No Te Va Gustar, e Roberto Musso, do El Cuarteto de Nos, e Daniel Drexler.

Ticiane Pinheiro estreia série no YouTube
Ticiane Pinheiro estreia série no YouTube Ticiane Pinheiro estreia série no YouTube

Digital

Além do “Hoje em Dia” e do “Troca de Esposas”, Ticiane Pinheiro também investe no YouTube.

E estreia sexta-feira, dia 3, a série "Elas Que Lutam - Mulheres Empreendedoras", com 8 episódios, semanalmente.

Também por aí

A volta de Bianca Andrade para o YouTube foi bem aceita.

O programa novo da influenciadora, "Boca a Boca", ultrapassou meio milhão de acessos em menos de 24 horas e está entre os mais acessados da plataforma.

Novos tempos

Nos últimos anos, a Globo sempre manteve sob contrato os finalistas do “BBB”. Após o encerramento do programa, eles ficavam vinculados até janeiro. Só que isso mudou!

A cantora e atriz Manu Gavassi, terceira colocada este ano, por exemplo, está livre, leve e solta. Não tem mais contrato, como informa a assessoria da emissora. Já Babu, Rafa e Thelma, foram chamados para outros produtos.

Sistema 

A empresa de software GOinside desenvolve um trabalho para o SBT, a fim de atender e auxiliar o gerenciamento das demandas de Programação, Produção de Conteúdo e Comercialização de mídias de TV, Plataformas Digitais e Novos Negócios.

O objetivo dessa plataforma é aprimorar o processo atual e identificar oportunidades. Um processo que deve ser concluído até junho de 2021.

Bate-Rebate

• Atores que moram em São Paulo terão uma certa prioridade na volta das gravações de novelas no Rio de Janeiro...

• ... Para evitar deslocamentos frequentes, haverá um roteiro diferenciado para agilizar os trabalhos...

• ... E já se fala também em uma orientação para evitar transportes aéreos.

• Rachel Sheherazade volta nesta segunda-feira ao “SBT Brasil”.

• Dizem que a Sabrina teria lugar certo numa série que Cauã Reymond está produzindo para a Globo...

• ... Isso evidentemente se ela não fosse contratada da Record.

• A mídia não falou mais sobre uma possível volta de Ana Paula Arosio às novelas...

• ... Ao que tudo indica, ela virou definitivamente essa página.

• A bióloga e mergulhadora Sofia Graça Aranha vai apresentar em “Ameaçados”, novo programa do Canal OFF, alguns dos animais que mais correm risco nos oceanos...

• ... A estreia acontece terça-feira, dia 30, às 22h e os episódios mostrarão grandes tubarões, baleias, peixes e outros predadores que estão em vias de extinção...

• ... “Ameaçados” foi gravado antes da pandemia.

*Colaborou José Carlos Nery

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.