Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entrevista de Jô foi 'passagem de bastão' para Porchat

Em emocionante entrevista ao 'Programa do Porchat', Jô Soares abriu o coração e 'passou o bastão' ao menino que ele revelou na TV

Keila Jimenez|Keila Jimenez

Jô Soares e Porchat se emocionaram em entrevista histórica
Jô Soares e Porchat se emocionaram em entrevista histórica Jô Soares e Porchat se emocionaram em entrevista histórica

Em 2016, quando Jô Soares anunciou que iria parar de fazer seu programa de entrevistas na Globo, a pergunta era: 'Quem será o substituto de Jô?'

Despontavam ali Fábio Porchat, estreando na RecordTV, Pedro Bial, ocupando oficialmente a vaga de Jô na Globo e Danilo Gentili, já na batalha no SBT.

Por cavalheirismo ou contrato, Jô foi primeiramente ao programa do novo inquilino no horário, Pedro Bial. Deu uma linda entrevista ao jornalista, livrando-o do estigma de 'ladrão' da vaga.

Mas, só dois anos depois, mais precisamente ontem (18), Jô Soares passou o bastão.

Publicidade

E o fez com Fábio Porchat, menino que ele 'revelou' aos 18 anos em seu programa na Globo, ao dar uma oportunidade ao então jovem estudante de marketing fazer uma 'apresentação' de última hora na TV.

Naquele momento, Jô não só aceitou o bilhetinho do Porchat pedindo uma cancha no ar, como lhe mostrou o mar. Nasceu ali, como o próprio contou, o Fábio Porchat roteirista, humorista, ator, apresentador, showman.

Publicidade

Ao ver o cara que lhe abriu a 'porta da esperança' há quase duas décadas sentado ali, para ser entrevistado em seu programa, Porchat desmontou. O filme que passou em sua cabeça era intenso, real e com final feliz.

Acostumado a fazer rir, o humorista fez o público chorar. Chorou sem vergonha, com direito a gagueira e pedido de desculpas por se descontrolar no ar. Poucas vezes o choro de um artista vem assim, da alma, sem sensacionalismo barato, sem forçação de barra. Era o choro de um menino.

Publicidade

Jô estava em casa. Falando palavrões, contando causos e casos da vida pessoal, da carreira, de amigos, revelando planos para o futuro. Brincou com a plateia como fazia em seu programa. Tocou com a banda do programa como fez por anos com o Sexteto.

Quem fechasse os olhos poderia até ouvir a risada do Bira.

Porchat deixou o mestre prosear. Interrompeu poucas vezes as histórias que o 'professor' contou com riqueza de detalhes de uma biografia.

Jô falou de política, imitou o Lula, contou peripécias que fez ao lado de Golias e Carlos Alberto de Nóbrega, das desavenças com Chico Anysio. Falou das ex-mulheres, da mãe... Se emocionou ao lembrar dos horrores da ditadura.

Demonstrou a gratidão genuína que tem por Silvio Santos e pela Record, onde começou na TV, na genial "Família Trapo".

Em momento 'coração quentinho' da gravação no início da semana , Porchat chamou o humorista Paulo Vieira, que divide o palco com ele, para ser 'entrevistado' por Jô.

Minutos antes de Jô Soares chegar, Paulo havia lamentado que não teria mais a chance de ser entrevistado pelo melhor de todos. Afinal, o "Programa do Jô" acabou.

O humorista que veio lá do Tocantins chorou ao se sentar ao lado de Jô, que generosamente topou a brincadeira, e fez algumas perguntas.

Nos bastidores, câmeras e produtores enxugavam as lágrimas. Era o Paulo, o moço simplão e talentoso tão amado por todos do programa que estava lá, sendo 'entrevistado' pelo Jô. Haviam 'sacaneado' ele pedindo para se arrumar mais 'chique' no dia, colocar uma lapela para ver o Jô. Paulo nem imaginava a surpresa. Até quem sabia chorou.

Era a 'equipe' incluída na volta 'com emoção' da grande atração do Parque do Porchat. Virou “talk-choro”, como disseram no Twitter, mas dos bons.

A audiência foi bacana, na casa dos 5 pontos de média. E hoje (19) tem mais uma parte do papo, que durou mais de duas horas com tudo isso e muito mais.

Vale ver o que não foi só uma entrevista especial. Foi a prova que esse mundão dá voltas gratificantes.

E gratidão não pode ser cobrada. Mas dá para medir o quão feliz é um homem pela profundidade de sua gratidão.

O estudante do 'bilhetinho' disse que aquele era o 'dia mais importante' de sua vida. 

Ao término do programa, Jô deu um abraço forte no menino Porchat e disse para quem quisesse ouvir: "É por isso que não faço mais programa. Agora tem ele...".

Se isso não é passagem de bastão, não sei o que é. Agora é pegar o bastão e: "Run Porchat, run!"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.