Livro conta trajetória de Kamala Harris

Escrita pelo jornalista Dan Morain, obra narra a trajetória desta que é uma das mulheres mais poderosas e uma das figuras políticas mais observadas da atualidade

A vívida biografia preparada por Morain convida o público a conhecer as figuras que marcaram a trajetória de Kamala

A vívida biografia preparada por Morain convida o público a conhecer as figuras que marcaram a trajetória de Kamala

Divulgação

Filha de uma cientista emigrada da Índia e de um professor de economia de origem jamaicana, Kamala Harris percorreu um caminho pouco convencional até a Casa Branca. Da infância na segregada Califórnia às impressionantes conquistas na política, passando por seus dias de ativismo na Universidade Howard, "Kamala Harris: a vida da primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos" narra a jornada dessa grande personalidade, mostrando como ela se tornou a poderosa líder e hábil estrategista que o mundo conhece hoje. Escrita por Dan Morain, experiente jornalista com passagens pelo "Los Angeles Times" e "The Sacramento Bee", a obra chega pela Agir. A edição traz prefácio de Flávia Oliveira.

A vívida biografia preparada por Morain convida o público a conhecer as figuras que marcaram a trajetória de Kamala e as instituições pelas quais ela passou. Seus primeiros anos, sua formação e a forte relação que tinha com Shyamala Gopalan, sua mãe e maior inspiração, ganham destaque já no início do livro. Na sequência, o leitor encontrará a ambiciosa personagem dando seus primeiros passos na vida profissional, como promotora do Condado de Alameda. Seguirá seu trabalho como pro­motora de justiça de São Francisco, por meio do qual buscou combater a violência e neutralizar gangues de rua. Verá Kamala assumir o cargo de procuradora-geral da Califórnia, feito que nenhuma outra mulher negra havia alcançado até então, e acompanhará sua luta para viabilizar no estado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Entenderá o contexto de sua decisão de concorrer ao Senado dos Estados Unidos ape­nas cinco anos depois de assumir o cargo de procuradora-geral. Entrará ainda nos bastidores da frustrada candidatura de Kamala à presidência e de sua brilhante campanha para conseguir um espaço na chapa de Joe Biden.

“Dan Morain é um jornalista que se dedicou por quase três décadas à política da Califórnia. Sua experiência profissional transborda nas páginas deste livro-reportagem, que perpassa pela origem, formação e trajetória de Kamala até sua escolha como candidata a vice na chapa democrata. Dá a impressão de ser o volume inaugural de uma série de livros sobre a mulher que será a mais observada do planeta a partir deste 2021 — ela é vice do mais velho presidente empossado nos Estados Unidos e desponta como sua sucessora”, escreve Flávia Oliveira em seu prefácio. “Kamala jamais militou indiscriminadamente, porém, nunca se mostrou indiferente ao sofrimento alheio, fosse individual ou coletivo. (...) Estratégica até a raiz dos cabelos, escolhe suas brigas e não se mete com o que não planeja. Objetividade, determinação, perspicácia e pragmatismo são características marcantes — para o bem e para o mal.”

Com uma narrativa ágil e envolvente, "Kamala Harris: a vida da primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos" é uma obra indispensável para aqueles que desejam compreender essa que é hoje uma das mulheres mais poderosas do mundo. Recheado de informações sobre a intrincada política norte-americana, merece também lugar de destaque na biblioteca de todos os que se interessam pela história e pelas reviravoltas da cena internacional.

"Kamala Harris: a vida da primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos"
Tradução: Adalgisa Campos da Silva e Maria
320 páginas
R$ 49,90
Editora Agir

Últimas