Para entender um pouco mais sobre a politica brasileira

Como advogado constitucionalista, atuante perante o STF, Claudio Souza Neto pode lidar com inúmeros conflitos institucionais oriundos dos acontecimentos políticos que marcaram a última década

Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil

Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil

Divulgação

Para pensar a política brasileira, uma boa dica é ler o livro “Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional”, do advogado e professor de direito constitucional Cláudio Pereira de Souza Neto, que discute o processo de enfraquecimento do sistema democrático no País.  

Como advogado constitucionalista, atuante perante o STF, Souza Neto pode lidar com inúmeros conflitos institucionais oriundos dos acontecimentos políticos que marcaram a última década, como a explosão social de 2013, o impeachment de Dilma Roussef, a Lava-Jato, a ascensão de Jair Bolsonaro e os efeitos da pandemia de Covid-19 na vida nacional. Todos esses fatos, segundo o autor, estão numa cadeia que levou à deterioração das instituições.  

Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil. “Antigamente, no velho golpe de estado, a democracia colapsava num só momento; os tanques iam para a rua, uma junta assumia ao poder e havia clareza entre o fim de um regime e o início de outro. Hoje, não existe mais isso: há pluripartidarismo, alguma liberdade de expressão, mas as instituições vão se enfraquecendo, o espaço de oposição vai se comprimindo, há uma torrente de fake news, que desmoraliza políticos e poderes.”  

O professor também cita as pressões até sobre órgãos do Executivo dotados de certa autonomia, como Polícia Federal, Receita Federal e Coaf. O conceito atual de assédio institucional, de acordo com Souza Neto, aplica-se muito bem ao caso brasileiro e também a vários outros países, como Hungria e Polônia. “O Executivo tem tentado acabar com a autonomia, acabar com a independência dos demais poderes, de órgãos que o integram também, para exercer o poder de maneira cada vez mais concentrada.”  

“Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional”
460 páginas
R$ 57 (impresso)
R$ 40,41 (e-book)
Editora Contracorrente 

Últimas