Vencedor do Oscar de Melhor Filme chega em livro

“Nomadland”conta a história de pessoas "sem casa" e que rodam os Estados Unidos em seus carros

Os
 nômades compartilham seus sonhos e a vida

Os nômades compartilham seus sonhos e a vida

Divulgação

A Editora Rocco lança  “Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI”, da premiada jornalista Jessica Bruder. Nele a autora acompanha diferentes personagens que, após a grande recessão econômica de 2008, passaram a viver em trailers, ônibus e vans, formando uma crescente comunidade de nômades. O livro-reportagem inspirou o longa-metragem de mesmo nome, estrelado por Frances McDormand e dirigido pela chinesa Chloé Zhao, e foi vencedor do Oscar de Melhor Filme e outras estatuetas como Melhor Atriz e Melhor Direção.
 
No livro, Jessica conta a história de pessoas “sem casa”, em sua maioria idosos como Linda May, que com uma aposentadoria de apenas US$ 500, não pode pagar um aluguel ou uma hipoteca. Assim como outros, ela vive em um automóvel e roda pelas estradas dos Estados Unidos em busca de trabalhos temporários. Dos campos de beterraba da Dakota do Norte aos acampamentos da Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia, empregadores descobriram nesse grupo de nômades uma nova força de trabalho educada, disposta e de baixo custo.
 
Recusando o rótulo de “sem-teto”, os nômades compartilham seus sonhos e a vida em comunidade - se ajudam na montagem dos veículos e com as refeições do dia, por exemplo. Apesar da maioria serem idosos, há alguns jovens também com dívidas estudantis e sem dinheiro para construir suas vidas.
 
A bordo de um veículo de segunda mão, Jessica segue os passos dessas pessoas e percorre vários estados, encontrando personagens como um ex-professor, um ministro, um administrador de faculdade, uma ex- garçonete, entre tantos outros.

 “Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI”
Tradução de Ryta Vinagre
304 páginas
R$ 59,90
Editora Rocco

Últimas