Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alonso volta à F-1, mas não deve ser muito mais que um bom figurante

Odair Braz Jr|Do R7

Alonso volta à Fórmula 1 em 2021 correndo pela Renault
Alonso volta à Fórmula 1 em 2021 correndo pela Renault Alonso volta à Fórmula 1 em 2021 correndo pela Renault

E Fernando Alonso fará seu retorno à Fórmula 1 em 2021. Ele vai correr na Renault, equipe pela qual foi bicampeão mundial e 2005 e 2006. É uma ótima notícia para quem gosta da categoria, já que o espanhol é comprovadamente um dos melhores pilotos em atividade e um dos maiores que passaram pela F-1 nos últimos anos.

Essa volta de Alonso era algo esperado e que já vinha se falando há algum tempo, então não é exatamente uma surpresa para quem acompanha os bastidores do esporte. E é algo grande mesmo, até porque é o retorno de um bicampeão mundial. Mas...

Acontece que ele estará na Renault e há grandes, enormes chances de que Fernando seja apenas um coadjuvante de luxo no grid. Ele já estava aparecendo dessa forma nas temporadas de 2015 a 2018, quando correu pela McLaren. Nesse período pela equipe inglesa, as melhores posições conquistadas por Alonso foram alguns quintos lugares espalhados por esses quatro anos. Nunca uma vitória e também nenhum pódio. Pouquíssimo para um sujeito que tem 32 vitórias e 97 pódiuns na categoria. É bem verdade que a McLaren estava se arrastando nesses anos em que Fernando foi seu piloto.

O problema é que a Renault atual não parece ser muito diferente do que foi a equipe inglesa no passado recente. Nas últimas três temporadas, a equipe foi sempre a quarta ou quinta força da F-1, sem muitas condições de bater de frente com Mercedes, Ferrari, RedBull e, por vezes, a própria McLaren.

Publicidade

Assim, com esse panorama, Alonso deve sofrer assim como Daniel Ricciardo sofreu em 2019. Há que se considerar que, aparentemente, o contrato do espanhol é de dois anos. Isso é importante porque em 2022 a categoria sofrerá uma grande mudança de regras, que deve deixar as equipes mais próximas umas das outras em termos competitivos. Deve desaparecer, pelo menos um pouco, o abismo que há entre os times atualmente. Desse jeito, quem sabe, Fernando consiga ser um tanto mais competitivo. Mas é fato que a Renault não inspira grande confiança, não.

VETTEL COMPLICADO

A volta de Fernando Alonso à F-1 soa como mais um prego no caixão de Sebastian Vettel. O alemão que corre sua última temporada pela Ferrari parece que vai ficando sem equipe para 2021. Uma das possibilidades para Vettel era justamente ir para a Renault. Houve essa especulação quando Ricciardo anunciou sua saída do time francês para o próximo ano. O outro piloto da Renault, Steban Ocon, retornou esse ano à Fórmula 1 após ser piloto de testes da Mercedes em 2019. Seu contrato é de dois anos, então não há muita chance de Vettel ficar com esta vaga.

Vettel não está numa boa fase
Vettel não está numa boa fase Vettel não está numa boa fase

Para piorar ainda mais sua situação, Vettel começou a temporada de 2020 de um jeito muito ruim. Largou na 11ª posição, muito pouco para uma Ferrari e ainda se atrapalhou numa ultrapassagem durante a prova, o que fez com que chegasse num péssimo décimo lugar. Se a coisa já estava ruim para ele antes do início da temporada, agora tudo ficou pior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.