Guns N’Roses lança música nova e o primeiro clipe em 30 anos
A banda, que está em turnê nos Estados Unidos, disponibilizou 'Perhaps', faixa muito aguardada pelos fãs
Odair Braz Jr|Do R7
Para uma banda que lança material novo na base do conta-gotas, esta sexta-feira (18) marca o que é quase uma avalanche de novidades para os fãs. É que já está disponível nas plataformas de música e nas rádios a música Perhaps, que vem sendo aguardada desde o começo do ano por quem gosta do Guns N’Roses. Além disso, o grupo de Axl Rose, Slash e Duff McKagan soltou junto o videoclipe da nova canção, coisa que não fazia desde 1993.
E tem mais: no vinil de Perhaps virá também mais uma inédita, chamada The General. É ou não é um mundo de novidades, levando-se em consideração que estamos falando dessa banda especificamente?
A nova música é, na verdade, uma sobra do álbum Chinese Democracy, o último lançado pelo Guns — apenas com Axl entre os membros originais —, em 2008, e foi retrabalhada nos últimos meses já com Slash na guitarra e Duff no baixo — os dois retornaram em 2016 depois de abandonarem a o grupo no fim dos anos 90. Em 2021, a banda lançou ainda os singles Absurd e Hard Skool, ambas também da fase do Chinese e que foram igualmente mexidas pela atual formação.
Assim, Perhaps lembra muito canções que estão no último álbum do Guns. Tem Axl cantando com dois registros vocais, sua voz um pouco mais grave em alguns momentos e o vocal mais gritado em outros. O piano aparece bastante, assim como a guitarra de Slash, que é bem característica dele e que difere do instrumento tocado no Chinese, que teve outros guitarristas.
A nova faixa chama muito mais atenção do que as duas anteriores, Absurd e Hard Skool, que eram mais no estilo punk rock, um pouco genéricas, talvez. Perhaps, por sua vez, já é bem mais Guns N’Roses — tudo bem que é bastante similar ao material do Guns do Chinese. Quer dizer, esse lançamento não lembra em nada qualquer coisa que o grupo tenha feito nos dois Use Your Illusion ou em Appetite for Destruction, o que pode ser um problema para muito fã.
IMAGENS
E tem também o videoclipe. O grupo não lançou absolutamente nenhum vídeo para promover o Chinese Democracy, e os outros dois singles recentes também não ganharam imagens, o que faz deste o primeiro clipe do Guns desde 1993, ou seja, desde Since I Don’t Have You, faixa do álbum de covers Spaghetti Incident, que saiu no mesmo ano.
O clipe de Perhaps não tem nada a ver com aquelas superproduções do passado como November Rain ou Don’t Cry. As imagens mostram a banda em vários momentos de seus shows, nas turnês deste ano e em uma ou outra cena do ano passado, possivelmente. Na verdade, as imagens nem mostram a banda tocando a nova música ao vivo, até porque eles ainda não a apresentaram em nenhum show recente. O que se ouve no clipe é a Perhaps de estúdio mesmo, e você vai vendo o grupo sobre o palco, algumas cenas de bastidores, aparições das pessoas da equipe do Guns e por aí vai.
Enfim, nada muito especial nesse vídeo, mas é bem interessante para quem não lançava um fazia 30 anos. Agora é esperar mesmo o novo disco do Guns N’Roses, que tem uma possibilidade de lançamento em 2025. Pois é, os caras demoram mesmo.
Assista ao clipe:
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.