Os primeiros programas de sucesso da TV Record

Musicais e jornalismo foram as atrações que iniciaram as transmissões da TV Record com liderança na audiência.

Blota Jr.

Blota Jr.

Arquivo Record

Nos seus dois primeiros anos, a Record se dedicou a programas musicais como Grandes Espetáculos União, apresentado por Blota Jr. e Sandra Amaral com patrocínio do Açúcar União, que em pouco tempo se tornou líder de audiência. Para este e outros musicais, a emissora contava com o prestigiado elenco da Rádio Record, integrante do grupo das Emissoras Unidas juntamente com as rádios Bandeirantes, Panamericana (Jovem Pan), São Paulo e Cultura

Além dos artistas da rádio, o programa recebeu no astros internacionais como Louis Armstrong, Sarah Vaughan e Marlene Dietrich. Uma produção elaborada e de bom gosto para atender um público qualificado transmitido do primeiro Teatro Record, na Rua Consolação, em São Paulo.

Teatro Record a espera de Marlene Dietrich.

Teatro Record a espera de Marlene Dietrich.

Arquivo Record

Apesar desta tendência musical, a emissora também produzia telejornais como O Estado de S.Paulo (que depois passou a se chamar Record em Notícias), Nossa Cidade, apresentado por Nicolau Tuma, que mostrava os problemas da capital paulista, e Preto no Branco, programa político apresentado por Viegas Neto.

José Geraldo de Almeida

José Geraldo de Almeida

Arquivo Record

A programação esportiva também era um filão explorado pela Record na época com os programas como Esporte Visão, apresentado por Hélio Ansaldo, Plantão Esportivo, que cobria todos os acontecimentos do esporte. Para cobrir a Copa do Mundo de 1954 surgiu o Mesa Redonda, com Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara.

Além disso, o Canal 7 desde o início abriu espaço para o teatro e o humor. No ano de sua inauguração, lançou o programa Coisas do Teatro, reunindo todos os sábados vários atores como Sérgio Cardoso e Graça Mello para um "café" informal. No ano seguinte, estreou o TV de Comédia, com Durães e Edith Morais.

Essas foram algumas das primeiras atrações inesquecíveis que entraram no ar na TV Record. 

No próximo post: Murillo Antunes Alves, o primeiro grande jornalista da TV Record.

Últimas