R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 11/02/2011 às 10h43:

Comida de passarinho vira novo
hit das dietas e custa pouco

Painço, cereal vindo da Ásia, também previne uma série de doenças graves

Do R7*

Publicidade

Sabe aquele velho dito popular - "fulano come feito passarinho"? 

Pois bem, o que antes era apenas o sinônimo de comer pouco se tornou realidade. 

O responsável por isso é o painço, originário da China, usado tradicionalmente como alimento para aves. 

Recentemente, esse cereal de preço baixo - nos mercados brasileiros, o quilo costuma custar entre R$ 2 e R$ 5 - vem tomando espaço também no cardápio dos ocidentais interessados em emagrecer e ficar com a saúde em dia.
 
Não é para menos. Esse alimento, que tem aparência muito semelhante à do milho, é uma fonte de vitaminas, fibras, proteínas e minerais.

Estudos recentes mostram que ele auxilia no desenvolvimento dos ossos, no combate de problemas cardíacos e da hipertensão, na redução do colesterol e na prevenção do câncer.

Regime de passarinho

O que faz do painço um importante alimento para quem quer ficar em forma é o triptofano, um aminoácido capaz de reduzir o apetite. Isso sem falar nas fibras, responsáveis por transmitir ao nosso cérebro a sensação de saciedade, explica o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz.

- Quando ingerimos alimentos com fibras, é necessário que o organismo trabalhe mais na digestão, aumentando o gasto de energia durante o processo (e facilitando a perda de peso).

Madalena Valinotti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, concorda. 

- Os alimentos ricos em fibras contêm substâncias prebióticas que servem como “alimento” para a flora intestinal, mantendo sua integridade, o que auxilia na manutenção da saúde do sistema imunológico. 
 
E não acaba por aí. Painço ainda têm ATP, molécula de energia que combate o cansaço e a fadiga. Portanto, ajudar a ter pique para encarar a academia de ginástica.

De acordo com Marcelo Rigotti, professor de agronomia da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), em relação a outros grãos, como arroz, trigo e milho, o painço contém mais proteínas, que ajudam no fortalecimento muscular. 

Tem também cálcio, zinco, fósforo e lisina, ótimas para o desenvolvimento dos ossos. 

- Para completar, esse alimento possui aminoácidos antioxidantes essenciais contra o envelhecimento, como a metionina, a lecitina e a vitamina E.
 
A comidinha do passarinho também é repleta de fotoquímicos, um dos principais responsáveis na diminuição do colesterol. Por ser fonte de magnésio, um grande auxiliar na redução da pressão arterial, diminui o risco de infarto.

Cuidado com os exageros 

Não se esqueça de que o alto consumo de fibras pode provocar diarreia e consequentemente diminuir a absorção de nutrientes, o que pode comprometer o seu estado nutricional. 

Por isso, a dica é consumir apenas uma colher (sopa) de painço duas vezes por semana, explica Rigotti. 

- Ele pode ser cozido com água fervente. Outra maneira de usá-lo é fazendo uma farinha, triturando-o, para usar no preparo de pães.
 
Segundo Madalena, o painço é muito versátil e pode ser acrescentado em saladas ou substituir o arroz . 

Outra dica é usar a farinha feita dos grãos moídos no preparo de mingaus, tortas, bolos, biscoitos, sopas e cozidos. 

Quer mais motivos para correr atrás desse cereal?

Painço é livre de glúten, o que facilita sua digestão e faz dele um ótimo aliado para aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável.
 
Também ajuda na absorção da glicose, uma vantagem para diabéticos.

É antioxidante e atua contra o envelhecimento, pois bloqueia o efeito danoso dos radicais livres, responsáveis pelo desgaste das células. 

* Colaborou Tainah Medeiros, estagiária do R7

Veja Relacionados:  painço,painco,painsso,painso,painzo,panço,panco,pansso,panso,dieta,alimento,emagrecer,perder,peso,deitas,regime,emagrecimento,método,comida,cereal,nutrientes,nutriente
painço  painco  painsso  painso  painzo  panço  panco  pansso  panso  dieta  alimento  emagrecer  perder  peso  deitas  regime  emagrecimento  método  comida  cereal  nutrientes  nutriente 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping