R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 16/05/2010 às 12h20:

Saiba a diferença entre os tipos de cogumelo

Nutricionista dá dicas de como preparar os saborosos fungos

Helena Dias, do R7

A culinária está repleta de receitas com tipos de cogumelos, e não é para menos. Estes fungos comestíveis, além de acentuarem o sabor das receitas, são muito nutritivos e fáceis de preparar. A gastronomia brasileira tem o costume de comer cinco variações da espécie: champignon de Paris, shimeji, shiitake, hiratake e funghi secchi.

O termo cogumelo é usado genericamente para toda a família de fungos comestíveis. Trata-se de um vegetal que não tem raiz, talo, folhas nem clorofila. A nutricionista Solange de Oliveira Saavedra conta que os cogumelos possuem pouco carboidrato e uma quantidade considerável de proteínas, com poucas calorias.

- Eles fornecem vitamina C, que fortalece o sistema imunológico; D, que ajuda na absorção do cálcio e ácido fólico, que ajuda a prevenir a anemia. Dentre os minerais contidos nos cogumelos, destacam-se o potássio, o fósforo e o magnésio.

E quem quer emagrecer, pode tornar o cogumelo um aliado potente.

- Além destas propriedades, ainda fornecem fibras, o que é muito bom para garantir saciedade e bom funcionamento intestinal.

Veja a diferença entre os cogumelos

 


O preparo dos cogumelos

A maioria dos cogumelos fica mais saborosa quando é cozida.

- Uma grande vantagem dos cogumelos é que eles absorvem o sabor dos pratos aos quais são adicionados, o que os tornam um ingrediente muito valorizado em diferentes receitas.

Alguns cogumelos são comercializados secos, como é o caso do shiitake. Por isso, Solange diz que é importante hidratá-los.

- Para isso, coloque-os de molho em uma tigela com água morna por meia hora ou até ficarem macios. Em seguida, limpe-os, tirando toda a sujeira. Esprema bem. Coe o líquido em uma peneira forrada com um pano e use-o na preparação.

Outra opção é usar vinho ou suco de frutas. Se você for prepará-los fritos, como eles soltam um pouco de água, frite por cerca de 4 minutos, ou até a água evaporar e eles ficarem dourados. Se forem usados em recheios, é importante que estejam bem secos.

Solange alerta que, antes de preparar, é preciso saber comprar. Veja algumas dicas:

-
Quando for comprar cogumelos, prefira os mais macios e firmes, sem partes danificadas nem com cheiro estranho. Também não podem estar pegajosos, duros ou elásticos.

- Lave os cogumelos com delicadeza. Eles não devem ser deixados de molho para não ficarem encharcados e sem sabor.

- Corte os talos cheios de terra e retire quando estiverem duros. Os maiores devem ser cortados ao meio, em quatro partes ou em fatias. Os pequenos devem ser deixados inteiros.


 
Veja Relacionados:  cogumelo,champingnon,shimeji,shitake
cogumelo  champingnon  shimeji  shitake 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping