Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um dia para celebrar o orgulho Nerd

Nerd ou geek não importa. O importante é celebrar os amantes da cultura pop

Entretenimento|Do R7

O nerd atual é celebrado em séries de grande sucesso
O nerd atual é celebrado em séries de grande sucesso O nerd atual é celebrado em séries de grande sucesso

Que o nerd sempre existiu, isso não é novidade para ninguém. Figura cada vez mais frequente nos contextos sociais, o nerd como o conhecemos hoje passou a ser visto e reconhecido desde o final dos anos 1960, sobretudo a partir dos anos 1970 e 1980. Porém, somente nesta última década, de 2010 para cá, é que o nerd vem assumindo um papel de destaque nos cenários da cultura pop e do mercado como um todo.

Cada vez mais valorizada e prestigiada pela mídia e grupos sociais, a imagem do nerd vem sendo associada a algo positivo e não, necessariamente, a algo negativo ou pejorativo como era antigamente. O nerd atual é celebrado em séries de grande sucesso, como "The Big Bang Theory", sagas cinematográficas de bilheterias estratosféricas, como os filmes da Marvel, jogos de videogames, como "Super Mario Bros.", e, entre outras coisas, livros best sellers, como "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

De tão valorizado e reconhecido, o nerd ganhou até uma data especial para comemorar a sua existência: dia 25 de maio. E não foi à toa que escolheram esse dia, não. A data se deve a algumas referências importantes. Mas você sabe quais são elas? Venha descobrir essa e outras informações importantes sobre o Dia do Orgulho Nerd e aproveite as promoções disponíveis com o cupom Submarino.

Feliz dia da toalha! Espera, toalha?

Publicidade

O que é que uma toalha tem a ver com o dia do orgulho nerd? Bom, vamos explicar isso agora. Um dos fatores que contribuíram para a escolha dessa data foi a referência em homenagem ao famoso item mencionado por Douglas Adams, autor da série literária "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Adams, que faleceu no dia 11 de maio de 2001, foi homenageado por seus fãs duas semanas após a sua morte. Várias pessoas saíram às ruas segurando uma toalha ou pendurando-a em suas mochilas. Assim, a partir daí, o dia 25 de maio passou a ser associado ao dia de celebração do dia do orgulho nerd. Mas esse fato não foi o único que propiciou a ligação com o dia 25 de maio.

Publicidade

Que a Força esteja com os nerds

Muita gente ainda confunde o termo "nerd" com o termo "geek"
Muita gente ainda confunde o termo "nerd" com o termo "geek" Muita gente ainda confunde o termo "nerd" com o termo "geek"

Outro fato curioso sobre o dia do orgulho nerd é que justamente nesse dia o primeiro filme da franquia "Star Wars" estreou, em 1977. Trata-se do Episódio IV da saga, intitulado posteriormente como "Uma Nova Esperança". E como o filme é um símbolo para a cultura geek, os nerds acharam uma ótima ideia eleger o dia 25 de maio como o dia deles. Justo, não?

Publicidade

O primeiro dia do orgulho nerd (não oficial) que se tem notícia ocorreu de forma orgânica e não muito combinada. Foi em 2006, quando um pequeno grupo de nerds na Espanha decidiu que o dia 25 de maio seria interessante para reafirmar o orgulho em ser um autêntico nerd. Afinal, não tem problema se você gosta de coisas que a maior parte das pessoas não gosta: seja ela tecnologia, ciência, matemática, genética, biologia, computação, Star Wars ou de todas essas coisas ao mesmo tempo.

O que é geek?

Muita gente ainda confunde o termo "nerd" com o termo "geek", mas para os iniciados no movimento, existe uma diferença bem grande para cada nome, e você sabe qual é? "Geek" é uma variação do inglês "geck", que significa "bobo". O termo começou a ser usado a partir da metade do século XIX e era uma referência a pessoas que faziam coisas "estranhas".

É claro que essa denominação mudou muito com o tempo e hoje, o geek é visto como um admirador ou especialista em algo da cultura pop, como, por exemplo, os entusiastas de tecnologia, de quadrinhos, de uma série ou saga. A melhor parte é que a denominação geek deixou de ser algo que se referia a pessoas estranhas e de pouco traquejo social para se tornar uma legião de amantes de tecnologia e cultura pop.

Bom, você agora conhece um pouco mais sobre o universo geek e sabe por onde pode começar a se aprofundar para curtir o próximo Dia do Orgulho Nerd. Aproveite os descontos e benefícios do cupom de desconto Submarino e fique por dentro das principais referências da cultura pop, como livros, séries, games e filmes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.