Viagem para Noruega

Viagens Ålesund abre as portas para fiorde magnífico da Noruega

Ålesund abre as portas para fiorde magnífico da Noruega

Local charmoso é cercado de ilhas fantásticas, uma delas, a misteriosa ilha dos pássaros

  • Viagens | Andrea Miramontes, do R7, em Ålesund

Porta de entrada de um dos fiordes mais famosos da Noruega, Ålesund passou por um trauma em 1904.

Após um terrível incêndio que devastou a cidade, ela foi recontruída em estilo art nouveau e hoje esbanja charme na Noruega. 

Ålesund abre Geirangerfjord, patrimônio mundial da Unesco. É também a terra do bacalhau, 90% do bacalhau exportado do mundo todo sai de lá.

A lindíssima cidade é recortada pelo mar. Para  fazer seu próprio cartão-postal, suba os 418 degraus até o topo do Monte Aksla e surpreenda-se com a vista.

No centro, banquinhos públicos de praça, de frente para o mar, são aquecidos, para o conforto de quem quer apreciar a vista. Um luxo gratuito.

Ilhas com natureza selvagem

Uma das ilhas ligadas a Ålesund é Runde Island, a ilha dos pássaros. Com sorte, é possível ver o puffin (ao lado), ave marinha com bico colorido, que morgulha com maestria no mar para caçar. Lindíssima.

Recomendo a aventura de bote radical, chamada wildlife sea safari, até a ilha, que  revela também focas no habitat natural.

Focas dentro do mar também podem ser vistas no fantástico aquário Atlanterhavsparken. Nada de prisão em vidros e espaços minúsculos.  

Embora as focas estejam cativeiro, elas vivem em habitat natural, em espaço gigante no mar, sob o sol e na água em que nasceram. Faz parte da filosofia do país.

A relação de amor dos noruegueses com natureza e vida selvagem é inspiradora. Tudo é preservado e o menos invasivo possível.

Gui R7 na Noruega: Saiba a melhor época de viajar, qual é a moeda e muito mais

Veja todas as matérias sobre os fiordes mais incríveis do mundo

Acesse o R7 Play e assista gratuitamente à programação da Record quando quiser

Últimas