Viagens Busca por praia e sol motiva metade das viagens de lazer dos brasileiros

Busca por praia e sol motiva metade das viagens de lazer dos brasileiros

Dos 9,1 milhões de domicílios brasileiros com viajantes, o tratamento de saúde motivou quase 20% dos deslocamentos, afirma IBGE

  • Viagens | Do R7

Busca de  sol, mar e calor é preferência das viagens de lazer

Busca de sol, mar e calor é preferência das viagens de lazer

Ricardo Zerrenner|Riotur

O lazer (35,7%) e a visita a parentes ou amigos (32,5%) foram as principais motivações que fizeram os brasileiros viajar em 2021, mostram dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre os que fazem deslocamentos por lazer, quase metade das viagens (48,7%) foi realizada em busca de turismo de sol e praia, o que se caracteriza por viagens turísticas de entretenimento ou descanso em praias.

De acordo com dados da Pnad Turismo (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), as atividades turísticas que utilizam o patrimônio natural e as belas paisagens como atrativos apresentaram grande participação no turismo de lazer. Em 2020, 20,5% das viagens de lazer tinham esse propósito e, em 2021, foram 25,6%.

Viagens com finalidade cultural e gastronômica, com acesso ao patrimônio histórico e cultural, assim como a eventos culturais que valorizem e promovam os bens materiais e imateriais da cultura, também ocorreram em percentuais significativos (15,5% em 2020 e 16% em 2021).

Também figuram entre as motivações para as viagens realizadas por 9,1 milhões (12,7%) dos 71,5 milhões de domicílios brasileiros o tratamento de saúde ou consulta médica (19,6%) e a participação em evento familiar ou de amigos (2,9%).

São Paulo é o destino mais procurado para viagens nacionais

Últimas