Viagem para Noruega

Viagens R7 na Noruega: Miniguia ajuda a explorar fiordes e natureza incrível do país

R7 na Noruega: Miniguia ajuda a explorar fiordes e natureza incrível do país

Destino figura entre os mais seguros do mundo sem polícia armada, por pedido da população

  • Viagens | Andrea Miramontes, do R7, na Noruega

Nenhuma foto da viagem faz jus à obra de arte da natureza na Noruega.

O país é salpicado por fiordes, paredes gigantes de pedras formadas por geleiras que recuaram e foram invadidas pelo mar.

Ouvir o silêncio no centro de um fiorde é a forma mais incrível de perceber-se poeira diante do mundão. Atravessamos montanhas gigantes, cachoeiras imponentes e fiordes profundos.

Geiranger, um dos fiordes mais lindos e onde fizemos caiaque, tem 264 metros de profundidade, já as rochas chegam a 1.700 m acima das águas.

Para se ter uma ideia, um prédio de dez andares tem apenas 30 m. Passamos também por cachoeiras que despencam a 410 m, como as sete irmãs. Grandiosas.

Pelas estradas, cachoeiras e campos floridos. Com o degelo das montanhas nevadas, inúmeras quedas d´água se formam ao descer os picos nevados. Ir em maio, primavera no país, foi a escolha mais sábia.

Roteiro: de Oslo para os fiordes mais incríveis 

Nosso caminho sai da capital, Oslo, vai à terra do bacalhau, Ålesund. Passamos por fiordes gigantescos como em Geiranger (acima).

Cachoeiras, montanhas e lagos com água potável fazem das estradas silenciosas um passeio inesquecível até chegar às lindíssimas Balestrand e Loen.

De lá, vamos à colorida Bergen, inspiração para Frozen, e pegamos uma das ferrovias mais lindas do mundo, em um passeio chamado Norway in a Nutshell, que passa por Flåm, onde existe um passeio de bike fantástico, e chegamos a Oslo.

Conheça a misteriosa ilha dos pássaros na Noruega

Sem perrengue no país da paz

Noruega é jovem. O país viveu a independência em 1905 e o início da riqueza há cerca de 40 anos, com a descoberta do petróleo. 

Hoje, está na lista de lugares com a melhor qualidade de vida do mundo.

Também se encontra entre os 20 países mais seguros do Planeta, pelo Global Peace Index 2015 (Índice Global da Paz). Lá, a polícia não usa armas no dia a dia, por exigência da população.

Não existe salário mínimo no país, mas pode-se ter uma média de quanto se ganha por lá. Em uma consulta ao banco de estatística (Statistisk Sentralbyrå) – o IBGE norueguês - o grupo que ganhou menos em 2014 recebeu uma média de aproximadamente R$ 12.100 (NOK 28.942) por mês. Mas também se gasta. Não é um país barato para viver. 

O país vive uma monarquia constitucional, com a família real idolatrada pelo povo. Simples e acessível, a rainha Sônia é gente como a gente, de acordo com os noruegueses. A rainha, inclusive, gosta de fazer trilhas e curte visitar fiordes, como Geiranger, um dos seus preferidos, que o R7 mostra para você.

Não fala norueguês? Não se preocupe, todos falam inglês. Solícitos e simpáticos, moradores locais sempre dão um jeito de te ajudar a chegar ao destino. Noruegueses, inclusive, têm muita simpatia por brasileiros.

Da era viking (800 d.C - 1050 d.C) sobraram poucas coisas. Um museu fantástico em Oslo expõe navios e objetos complexamente esculpidos, que foram achados em escavações recentes. 

Saiba a melhor época de ir, como é a moeda, o fuso e mais dicas com o guia abaixo. Não deixe de clicar nos passeios linkados aqui. Além do especial do R7, as páginas do Visit Norway e do Fjord Norway ajudam a orientar o turista.

Clique e veja todos os passeios que você pode aproveitar na Noruega

Acesse o R7 Play e assista gratuitamente à programação da Record quando quiser

Últimas