Torta Del Casar: o intenso e cremosíssimo queijo de ovelha, símbolo da Extremadura

Na região de Cáceres, na Extremadura, conta-se a história de que o Torta Del Casar – um dos queijos mais famosos da Espanha – nasceu de um erro, há séculos. Nos idos de 1400 (os primeiros registros dele são dessa época!), os queijos mais valiosos eram os de massa dura, bem curados. Os queijeiros, então […]

Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia
Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

O delicioso queijo Torta De Casar, um dos símbolos da Extremadura

Na região de Cáceres, na Extremadura, conta-se a história de que o Torta Del Casar – um dos queijos mais famosos da Espanha – nasceu de um erro, há séculos. Nos idos de 1400 (os primeiros registros dele são dessa época!), os queijos mais valiosos eram os de massa dura, bem curados.

Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

Essa é a flor do cardo, variedade parente da alcachofra. Com seus pistilos faz-se um chá usado como coalho do Torta del Casar

Os queijeiros, então camponeses pobres, os vendiam para os nobres e dependiam desse dinheiro para manter suas casas, famílias e animais. Eis que um queijeiro usou os pistilos da flor do cardo para coalhar o leite – eles tem alto poder coagulante -, preparou a massa, drenou e colocou nas formas para curar. Depois de 60 dias, olhando para a casca dura, teve uma baita surpresa ao abrir seu produto: o interior estava completamente cremoso, tinha aroma pungente e sabor que unia acidez e potência parecida com a de um queijo azul.

Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

Torta Del Casar dos Quesos del Casar, em Cáceres

Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

Em uma das poucas queijarias artesanais da região, funcionários colocam a massa do Torta del Casar nos moldes

Na época, os nobres não curtiram muito, não. Hoje, porém, o Torta del Casar é considerado uma iguaria, tendo Denominação de Origem e uma série de regras para sua elaboração. Visitei uma das últimas produções artesanais (tudo está sendo mecanizado…), na queijaria Quesos Del Casar, para aprender mais sobre essa delícia extremeña.

Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

Massa fresca do Torta del Casar sendo dessorada na queijaria Quesos Del Casar, em Cáceres

Do que se trata o Torta Del Casar? Para levar esse nome, pode ser produzido apenas na província de Cáceres. Usa-se apenas o leite cru de ovelhas das raças Merino e Entrefino (cerca de cinco litros para se obter um quilo de queijo). O leite vem de, no máximo, 100 km da queijaria, garantindo desta forma que não oxide no transporte.
Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

Estágios de maturação do Torta Del Casar

Os melhores queijos são produzidos na primavera, quando os animais se alimentam de pasto fresco, o que aporta gordura e frescor. O coalho usado obrigatoriamente deve ser proveniente dos pistilos da flor de cardo. A cura mínima é de 60 dias.
Gastrolândia

Gastrolândia

Gastrolândia

Ovelhas da raça Merino em passeio pela Extremadura: apenas com o leite delas (ou da raça Entrefino) pode ser feito o Torta Del Casar

E, muito importante, como se come: corta-se o tampo e, então, é só chuchar o pão!  Vai MUITO bem com vinhos de sobremesa, frutas secas e nozes.