Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Regar as plantas na hora certa é essencial para garantir que elas sobrevivam à onda de calor

Especialista recomenda umedecê-las prioritariamente pela manhã para manter a hidratação por um período mais longo

Viva a Vida|Do R7


Especialista orienta regar as plantas pela manhã
Especialista orienta regar as plantas pela manhã

Durante os períodos quentes do ano os cuidados com as plantas precisam ser mais rigorosos, pois o aumento das temperaturas pode causar estragos na vegetação. Mesmo as plantas nutridas com meses de cuidado não são imunes às altas temperaturas. Mas, felizmente, segundo o tabloide britânico The Mirror, regar o jardim na hora certa do dia pode ajudar a manter as plantas mais saudáveis.

Em conversa com o jornal, uma especialista revelou que é possível ajudar a impermeabilizar as plantas. Sarah Dixonm, porta-voz da Hozelocks (loja especializada em jardinagem), afirma que "às vezes, as temperaturas extremas do verão deixam as plantas lutando para sobreviver. Muitas plantas podem suportar temperaturas de até 20ºC antes de começarem a sofrer. Ao regar suas plantas na hora certa do dia, você pode ajudá-las a sobreviverem a uma onda de calor e continuar a florescer."

Kate Turner, especialista em jardinagem da Miracle-Gro, aconselha aos jardineiros a começarem a trabalhar no início do dia. "Sempre recomendo regar pela manhã quando me perguntam qual é a melhor hora para regar as plantas", explicou ela.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

"É obviamente muito mais fresco nas primeiras horas do dia, então a água tem mais chance de fazer sua mágica, sem evaporar pelo calor. Isso garante que a água desça até as raízes, ajudando a planta a ficar hidratada."

Publicidade

Para quem não pode priorizar esta atividade no período matutino, a especialista indica o início da noite como a segunda melhor opção e recomenda esperar até que a parte mais quente do dia tenha passado.

Leia também

Em ambos os casos, é importante tomar cuidado para não regar demais as plantas. Em um dia quente e com ventos, a superfície do solo pode parecer seca, mas por baixo o solo está úmido, por isso é essencial fazer uma verificação rápida para garantir que a planta não seja regada demais.

Por outro lado, é preciso garantir também o fornecimento de água suficiente. Durante o tempo quente, pode ser tentador regar as plantas apenas para manter o solo úmido. Mas a rega superficial desencoraja o desenvolvimento de raízes profundas. Por isso, os cuidadores de plantas devem optar por uma rotina de rega menos frequente que sature completamente o solo e incentiva as raízes a buscar água em profundidade, mesmo quando a superfície do solo parece seca.

A regra geral é dar as flores e vegetais aproximadamente 2,54 cm de água por semana - e até o dobro dessa quantidade no pico do verão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.