Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Oscar: saiba o que acontece em caso de empate na votação da cerimônia

Essa situação já ocorreu em diversas edições da premiação e em mais de uma categoria

Cinema|

Cerimônia do Oscar de 2023 será no próximo domingo (12)
Cerimônia do Oscar de 2023 será no próximo domingo (12) Cerimônia do Oscar de 2023 será no próximo domingo (12)

O que acontece em caso de empate no Oscar? Quando dois concorrentes ou mais recebem a mesma quantidade de votos em uma categoria, há mais de um vencedor naquele ano. Um exemplo recente em que isso ocorreu se deu em 2013, quando A Hora Mais Escura e 007: Operação Skyfall dividiram o Oscar de Melhor Edição de Som.

Naquela cerimônia, a categoria foi apresentada por Mark Wahlberg 'ao lado' de uma animação pré-gravada do ursinho Ted (Seth MacFarlane). "E o Oscar vai para... Nós temos um empate". Diante da possibilidade de o público pensar ser uma piada da dupla de comediantes, Wahlberg destacou: "Sem brincadeira, nós temos um empate".

Ele fez o anúncio do primeiro Oscar para Paul N. J. Ottosson, de A Hora Mais Escura. Só depois que o ganhador fez seu discurso, o apresentador voltou ao microfone e anunciou o filme 007 como o segundo vencedor, e Per Hallberg e Karen Baker Landers receberam a estatueta.

Outros casos de empate na história do Oscar

Talvez a principal ocasião em que um empate tenha acontecido seja na categoria de Melhor Atriz, em 1969, quando Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividiu a conquista com Barbra Streisand (Funny Girl).

Publicidade

Na categoria de Melhor Ator, o mesmo ocorreu em 1932, quando Fredric March (O Médico e o Monstro) e Wallace Berry (O Campeão) tiveram a mesma quantidade de votos.

Em 1950, quando So Much for So Little e A Chance to Live empataram como Melhor Documentário de Curta-metragem; em 1987, com Artie Shaw: This Is All You've Got e Down and Out In America empatando como Melhor Documentário; e em 1995, quando Trevor e Franz Kafka's It's A Wonderful Life dividiram como Melhor Curta-metragem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.