Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Emissora do “plim-plim” aumenta número de divórcios no Brasil

Estudo do BID cruza informações desde 1970 e mostra relação entre aumento de divórcios no país com novelas da Globo

Melhor Não Ler|Do R7

Estudo mostra aumento no número de divórcios no Brasil
Estudo mostra aumento no número de divórcios no Brasil Estudo mostra aumento no número de divórcios no Brasil

Não, não é piada, nem muito menos fake news. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realmente fez um estudo em 2009 associando o aumento no número de divórcios com o alcance da TV Globo no país.

Ao cruzar dados dos censos oficiais de 1970 a 1990 e analisar mais de 115 novelas globais, de 1965 a 1999, o documento afirma que há relação entre o número de mulheres que pediram o divórcio com a ampliação do sinal da emissora.

“Novelas da Globo aumentam o número de divórcios no Brasil. A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras”, afirmam os autores do estudo.

Aí vemos um trabalhão de um grupo de estudiosos que investiu tempo e dinheiro para provar o que qualquer noveleira de carteirinha já sabia. Mas como hoje em dia é preciso provar até que a grama é verde, vale a pena ler de novo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.