Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contra ação de mijões, Rio anuncia mais de 17 mil banheiros no Carnaval de rua

Monumentos da cidade serão cercados para evitar atos de vandalismo

Carnaval 2013|Evelyn Moraes, do R7

Prefeitura do Rio estima receber 6 milhões de pessoas no Carnaval de rua deste ano
Prefeitura do Rio estima receber 6 milhões de pessoas no Carnaval de rua deste ano Prefeitura do Rio estima receber 6 milhões de pessoas no Carnaval de rua deste ano

Os foliões que pretendem curtir o Carnaval de rua do Rio de Janeiro vão contar com mais mil banheiros químicos nos dias de folia. A Prefeitura do Rio de Janeiro havia anunciado, no último dia 16, que colocaria 16.200 cabines nas ruas. Nesta terça-feira (23), o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo, disse que haverá 17.200 cabines — 2.200 a mais que no ano passado.

Segundo o secretário, todos os banheiros serão sinalizados com placas para distinguir as cabines femininas das masculinas.

— A intenção é evitar mesmo a ação dos mijões. É preciso que as pessoas evitem filas longas, que não esperem a bexiga encher muito.

Desde o Carnaval de 2010, a Seop (Secretaria Especial de Ordem Pública) já encaminhou para a delegacia 2.158 mijões (entre eles 157 mulheres e 19 estrangeiros) flagrados por urinar em via pública.

Publicidade

Para evitar o comércio irregular nas ruas durante o Carnaval, ambulantes serão identificados com coletes e crachás. Os vendedores da Lapa, no centro, usarão coletes da cor lilás. Estes só poderão atuar nesta região. Nesta semana, ambulantes formam uma longa fila na Vila Olímpica da Gamboa, na zona portuária do Rio, para obter autorização para venda de cerveja. As filas para o credenciamento foram marcadas por brigas e confusão.

Monumentos serão protegidos

Publicidade

Outra novidade deste ano é o cercamento de monumentos da cidade. Para evitar atos de vandalismo, oito serão protegidos com grades e tapumes. São eles: Marechal Floriano (praça Marechal Floriano), Carlos Gomes (ao lado do Theatro Municipal), General Osório (praça 15), Pedro Primeiro (praça Tiradentes), Chafariz Mulher com Ânfora (praça Pio 10), Relógio da Carioca (Largo da Carioca), Chafarizes das Saracuras (praça General Osório) e Chafariz de Nossa Senhora da Conceição (Largo do Machado). Os canteiros da orla e das ruas internas dos bairros da zona sul também serão cercados. A organização do Carnaval vai administrar 492 blocos de rua cadastrados pela Riotur.

Eles vão desfilar em sete regiões da cidade: 148 na zona sul; 47 na Barra da Tijuca; 37 na zona oeste; 25 na Ilha do Governador; 87 no centro; 91 na zona norte; e 57 na Grande Tijuca. A prefeitura espera receber 6 milhões de pessoas durante o Carnaval de rua da cidade este ano — 700 mil a mais do que o ano passado.

Publicidade

Esquema especial de trânsito

Para minimizar os transtornos no trânsito da cidade, 985 homens (entre controladores de trânsito, guardas municipais e agentes da CET-Rio) estarão nas ruas entre os dias 26 de janeiro e 17 de fevereiro, efetivo 20% maior que o do ano passado. A CET-Rio vai atuar com 85 reboques para a desobstrução de vias e a Seop com 26 para retirada de veículos estacionados em locais irregulares.

O secretário informou ainda que os blocos que desfilavam pela avenida Delfim Moreira, no Leblon, na zona sul, não passarão este ano pela via devido às obras do metrô. Os foliões passarão por rotas alternativas que serão divulgadas pela prefeitura.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.