X-9 vem para mostrar que todos os povos se encontram em São Paulo
Escola vai apresentar a diversidade cultural da capital paulista
Carnaval 2013|Do R7
Quinta escola a desfilar na madrugada deste sábado (9), a X-9 Paulistana veio dar uma força para que São Paulo seja a sede da Expo 2020. A agremiação da Parada Inglesa vai mostrar um dos traços mais marcantes da capital paulista: a diversidade de povos. A escola entrou na avenida por volta das 4h30.
O desfile contou a história de reinos fantásticos, das raças negra, branca, vermelha e amarela — daí vem o trecho do samba que diz que São Paulo é multicor. Cada reino esteve representado em um setor da escola. No último, o que simboliza a capital da diversidade, todas as raças estiveram reunidas.
O carro abre-alas da escola trazia símbolos africanos. Já a segunda ala ligava a escola ao oriente, com os participantes vestidos de samurai e um carro alegórico que trazia a figura de Buda. Na terceira alegoria, a escola chegou a Europa. Depois dessa, foi a vez de o povo indígena ser representado. A ala representando São Paulo fechava o desfile, mostrando a união de todos os povos e culturas.
A rainha de bateria da X-9 Paulistana, Rosemeire Rocha, chamou a atenção dos foliões nesta madrugada. Ela está grávida de oito meses.
O enredo foi batizado de Se pra Ter Diversidade Basta Viver em Harmonia, Sorria... Pois São Paulo Hoje é Só Alegria! A aposta do carnavalesco Flávio Campello é colocar a X-9 de volta entre as campeãs, já que os resultados dos outros anos não foram tão satisfatórios. A escola foi campeã do carnaval duas vezes, sendo a última em 2000.
Entre as novidades deste ano estava o abre–alas com motivos afros. Essa foi a primeira vez na história da agremiação que a primeira alegoria traz elementos africanos.
Assim como os desfiles anteriores do primeiro dia de desfiles do Carnaval de São Paulo, a X-9 conseguiu terminar o desfile no tempo limite, com 64 minutos. As escolas têm que passar pelo portão até 65 minutos.
X-9 Paulistana
Presidente: José Manuel Gaspar
Carnavalesco: Flávio Campello
Rainha de bateria: Rosemeire Rocha
Intérprete: Royce do Cavaco
Classificação em 2012: 10ª Colocação
Enredo:Se pra Ter Diversidade Basta Viver em Harmonia, Sorria... Pois São Paulo Hoje é Só Alegria!