Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acervo da Cinemateca atingido por fogo tinha 2 mil cópias de filmes

Foram atingidas três salas, duas de filmes e uma de arquivo impresso; 4 toneladas de documentos também foram perdidas

Cinema|Do R7

Incêndio atingiu galpão da Cinemateca com documentos secundários
Incêndio atingiu galpão da Cinemateca com documentos secundários Incêndio atingiu galpão da Cinemateca com documentos secundários

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, na noite desta quinta-feira (29). O espaço fica localizado no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. 

Segundo as primeiras informações divulgadas pela Record News, cerca de 2 mil cópias de filmes e quatro toneladas de documentos faziam parte do galpão que foi tomado pelo fogo. O prédio da Cinemateca que foi atingido pelo incêndio abrigava o acervo secundário, a sede principal da instituição está localizada na Vila Mariana.

A capitão do Corpo de Bombeiros Karina Paula Moreira explicou que o incêndio começou no primeiro andar, devido à uma manutenção de ar condicionado feita por uma empresa terceirizada. "Foram atingidas três salas, duas de filmes, que é acervo histórico, e uma de arquivo impresso", disse. 

A S.O.S. Cinemateca Brasileira, uma rede criada por ex-funcionários do local, informou em nota que vai reunir informações sobre o ocorrido, mensurar qual pode ser o prejuízo e divulgar detalhes dos materiais que estavam no galpão.

Publicidade

Leia também

Vale lembrar que a Cinemateca estava fechada desde agosto de 2020 e estava enfrentando falta de verbas. 

A Cinemateca Brasileira enfrentou outros quatro incêndios. O último, em 2016, destruiu mil rolos de filmes, correspondentes a 500 obras - a maior parte cinejornais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.