Vagalume Retrospectiva Vagalume 2020: As músicas que bombaram no TikTok

Retrospectiva Vagalume 2020: As músicas que bombaram no TikTok

Graças ao aplicativo, muitas músicas acabaram encontrando o seu público e estouraram nas paradas

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2020!

O TikTok acabou se tornando um dos grandes fenômenos dos últimos tempos. O alto engajamento de usuários ajudou muitas músicas, algumas lançadas há décadas, a ganharem uma enorme popularidade que acaba extrapolando os limites do aplicativo. Basta uma rápida olhada nas paradas de singles mais disputadas do planeta para ver a quantidade de faixas do top 10 que ganharam força por causa do aplicativo. Abaixo estão cinco exemplos.

"Laxed - Siren Beat" - Jawsh 685

A faixa instrumental do DJ neozelandês foi uma, entre tantas, que foi usada para um "dance challenge" e acabou viralizando. Jason Derulo, que aparece no vídeo abaixo participando da brincadeira, sentiu o cheiro de sucesso e resolveu usá-la como base para a sua "Savage Love". O problema é que ele se "esqueceu" de pedir a autorização para o produtor, o que, obviamente, não deixou o cantor americano na melhor das posições.

No final, um acordo foi feito, com a música sendo rebatizada como "Savage Love (Laxed - Siren Beat)", e todo mundo ficou satisfeito, afinal a faixa tornou-se um mega hit global.

Clique para ver no Vagalume

"Dreams" - Fleetwood Mac

O caso mais interessante da força do app está nesse caso. Lançada em 1977, "Dreams", não era exatamente uma canção obscura ou esquecida. Ela chegou ao topo da parada americana em 1977 e está presente em "Rumours", um dos discos mais vendidos de todos os tempos.

Ainda assim, não podemos negar que muitos jovens, a grande maioria, provavelmente, com pais que sequer haviam nascido quando a canção foi lançada, acabaram conhecendo esse clássico do soft rock depois do vídeo que trazia o skatista Nathan Apodaca "brisando" ao som da composição de Stevie Nicks.

Além de muitas homenagens e paródias, incluindo algumas feitas pelos próprios integrantes do FM, "Dreams" acabou retornando às paradas de sucesso, chegando ao 12° lugar nos EUA. Não à toa, a Rolling Stone, em uma óbvia brincadeira, acabou a destacando em sua lista com os "melhores singles de 2020".

Clique para ver no Vagalume

"Death Bed (feat. Beabadoobee)" - Powfu

O rapper canadense criou essa faixa usando um sample de "coffee", faixa de 2017 de Beabadoobee, e acabou vendo ela estourar quando, finalmente ela ganhou o mercado (a liberação do sample foi demorada).

A canção foi usada em diversos tipos de vídeo, dos mais emotivos aos simplesmente divertidos, e ganhou certificados de platina nos EUA, Reino Unido, Austrália e outros mercados.

Clique para ver no Vagalume


"Supalonely (Ft. Gus Dapperton)" - BENEE

Essa música, com um clima deliciosamente retrô, acabou embalando vários vídeos de dança e deram um belo empurrão na carreira da jovem BENEE, uma neozelandeza de apenas 20 anos que acabou ganhando uma popularidade que já extrapolou a Oceania - seu álbum de estreia, "Hey U X", com participações de Grimes e Lily Allen, foi uma das boas novidades deste ano e merece ser ouvido.

Clique para ver no Vagalume

"Say So" - Doja Cat

Este talvez seja o melhor exemplo de como o TikTok pode ajudar em uma carreira. O primeiro álbum de Doja Cat ("Amala" de 2018), não chamou muito a atenção (não foi além do 138° lugar nos EUA), e seus singles também nunca apareceram no Hot 100, ou apareceram de forma discreta.

Até que "Say So" foi descoberta pelos tiktokers e a vida da norte-americana mudou completamente. O single chegou ao topo da parada, auxiliado também por um remix com a presença de Nicki Minaj, o álbum "Hot Pink" ganhou disco de ouro e ela acabou ganhando troféus em premiações de destaque como o People's Choice Awards e o American Music Awards. Para completar, ela está indicada ao Grammy de artista novo do ano e "Say So" concorre como melhor gravação (o mais importante da noite) e melhor performance pop de um artista solo.

Clique para ver no Vagalume

PRÓXIMA CATEGORIA: QUEM DEIXOU SAUDADE

CATEGORIA ANTERIOR: OS RECORDES DO ANO

Fonte: Vagalume

Últimas