Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas de samba do Rio discutem desfiles de 2021 devido à pandemia

SAUDE-HEALTH-CORONAVIRUS-CARNAVAL-RJ:Escolas de samba do Rio discutem desfiles de 2021 devido à pandemia

Pop|

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Escolas de samba do Rio de Janeiro vão discutir nesta terça-feira os desfiles do Carnaval de 2021 diante da pandemia do novo coronavírus, depois que algumas agremiações defenderam que o espetáculo só ocorra quando houver vacina contra a Covid-19 disponível para a população.

Os desfiles do Grupo Especial estão previstos para ocorrer nos dias 14 e 15 de fevereiro no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, mas as agremiações vão se reunir na noite desta terça para discutir a questão, informou a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Segundo a Liesa, até o momento não houve proposta formal de adiamento do Carnaval, mas a liga reconheceu que algumas escolas são contra desfilar sem que haja uma vacina.

Publicidade

A prefeitura do Rio afirmou, em nota, que não é possível no momento definir a realização do Carnaval e que está estudando "alternativas para diversos cenários", ressaltando que a prioridade no momento é salvar vidas e evitar o avanço da Covid-19.

“A Prefeitura do Rio segue concentrando os esforços para salvar vidas e controlar a pandemia na cidade. Neste momento, ainda não é possível falar em definição sobre o Carnaval Rio 2021 em função da pandemia da Covid-19”, informou a empresa municipal de turismo da cidade, a Riotur, em nota.

Publicidade

“O planejamento do Carnaval é naturalmente complexo e, no cenário atual, requer cuidados especiais. A festa reúne milhões de pessoas e, durante o período da folia, há uma intensa movimentação pela cidade, incluindo o aumento do uso do transporte público durante um extenso período de tempo", acrescentou.

O Rio de Janeiro é o segundo Estado com maior número de mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil, atrás apenas de São Paulo, com 11.474 óbitos em decorrência da doença respiratória causada pelo novo coronavírus, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Publicidade

Por conta da pandemia, as atividades de preparação nos barracões e quadras das escolas de samba para os desfiles do próximo ano estão praticamente paradas, dificultando os preparativos das agremiações para o espetáculo.

“No cenário atual se pode dizer que vai adiar. Como fazer a festa e reunir milhões de pessoas nessas condições?", disse à Reuters uma fonte envolvida com os preparativos da festividade.

Além dos desfiles na Sapucaí, o Carnaval do Rio conta com centenas de desfiles de blocos espalhados por diversos pontos da cidade, reunindo milhões de pessoas entre cariocas e turistas.

Em 2020, a cidade recebeu 2,1 milhões de turistas no Carnaval, segundo a Riotur.

Diversas candidatas a vacina para a Covid-19 estão em desenvolvimento atualmente no mundo, incluindo uma desenvolvida pela Universidade de Oxford com a biofarmacêutica AstraZeneca que está sendo testada em pessoas no Brasil.

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a candidata mais avançada, há expectativa de que a vacina esteja disponível no início do próximo ano, inclusive no Brasil, que já fechou acordo com os desenvolvedores para compra e produção local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.