Logo R7.com
RecordPlus
R7 VIRTZ

Linhas de metrô oferecem teste para HIV em duas estações

Iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, respeita a privacidade e visa o tratamento e a prevenção da doença

Virtz|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Campanha pretende auxiliar na prevenção da doença
Campanha pretende auxiliar na prevenção da doença

As concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô da capital paulista cederam espaço nas estações Luz e Capão Redondo para realizar ações em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV-Aids-SP, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Nesses locais, será oferecido gratuitamente o autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que é feito com amostra de fluido oral. Prático e seguro, é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de saliva e, em seguida, realiza o teste.


O intuito é apoiar a campanha de testagem do HIV, atuando na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a Aids. A secretaria disponibiliza informações em seu site ou pelo serviço Disque DST/Aids: 08000 16 25 50.

Como funciona

O autoteste pode ser realizado em um local privativo, sozinho ou acompanhado de alguém de sua confiança. O resultado se dá de forma rápida e não é definitivo. Caso o resultado seja reagente, ou seja, se der positivo para HIV, é necessário repetir a testagem.

Recomenda-se que, nesse caso, a pessoa procure um serviço de saúde e, confirmando-se a infecção, busque uma unidade de referência para início imediato do tratamento anti-HIV. Nos casos em que o resultado for não-reagente (negativo para HIV), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção, como o uso de preservativos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.