Linhas de metrô oferecem teste para HIV em duas estações
Iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, respeita a privacidade e visa o tratamento e a prevenção da doença
Virtz|Do R7
As concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô da capital paulista cederam espaço nas estações Luz e Capão Redondo para realizar ações em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV-Aids-SP, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
Nesses locais, será oferecido gratuitamente o autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que é feito com amostra de fluido oral. Prático e seguro, é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de saliva e, em seguida, realiza o teste.
O intuito é apoiar a campanha de testagem do HIV, atuando na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a Aids. A secretaria disponibiliza informações em seu site ou pelo serviço Disque DST/Aids: 08000 16 25 50.
Como funciona
O autoteste pode ser realizado em um local privativo, sozinho ou acompanhado de alguém de sua confiança. O resultado se dá de forma rápida e não é definitivo. Caso o resultado seja reagente, ou seja, se der positivo para HIV, é necessário repetir a testagem.
Recomenda-se que, nesse caso, a pessoa procure um serviço de saúde e, confirmando-se a infecção, busque uma unidade de referência para início imediato do tratamento anti-HIV. Nos casos em que o resultado for não-reagente (negativo para HIV), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção, como o uso de preservativos.