Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: E se você tivesse começado seis meses atrás?

Estamos chegando ao fim do primeiro semestre e, talvez, suas promessas de ano novo tenham ficado para trás. É possível recuperar o tempo perdido?

Patricia Lages|Do R7

Sempre esperamos situação perfeita para agir
Sempre esperamos situação perfeita para agir Sempre esperamos situação perfeita para agir

Uma das causas do abandono de projetos, planos e tentativas de mudanças é o fato de muitos esperarem por condições perfeitas para agir.

Desde coisas menores como esperar a segunda-feira para começar a dieta até atitudes maiores que nunca são tomadas diante de diversas desculpas.

Quando conseguir um novo emprego, vou fazer aquele curso. Quando mudar de casa, vou cuidar melhor das minhas coisas. Quando receber um aumento de salário, vou começar a poupar.

Leia também

E assim, de espera em espera, os dias, semanas e meses se passam e nada acontece. O que devemos pensar é que dificilmente estaremos diante de condições perfeitas para fazer o que quer que seja.

Publicidade

Pense: e se você tivesse começado seis meses atrás aquele curso que não pode pagar agora, buscando uma versão gratuita ou um livro sobre o assunto? E se você tivesse começado seis meses atrás a cuidar da casa que tem, ainda que não seja a ideal, como ela estaria hoje? E se você tivesse começado seis meses atrás a poupar, ainda que fossem R$ 100 por mês?

É verdade que não temos mais os seis primeiros meses do ano, mas teremos os seis últimos pela frente e cabe a cada um de nós fazer deles muito melhores do que os que já passaram.

Publicidade

Não permita mais que barreiras invisíveis lhe separem dos seus objetivos e considere que não faz sentido esperar o início do mês ou da semana para fazer o que deve ser feito agora.

Igualmente, não permita que barreiras visíveis bloqueiem suas ações. Ou seja, se você não tem condições de fazer ou ter o melhor agora, faça e tenha o melhor que pode com as condições que tem.

Publicidade

É como diz o professor Mario Sergio Cortella:

“Faça o seu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda”.

A diferença entre os que conquistam e os que esperam não é a espera em si, mas sim, que quem alcança o sucesso não espera sem fazer nada. Aja enquanto espera e, quando tiver condições melhores, aja com mais força ainda.

Patricia Lages

É jornalista internacional, tendo atuado na Argentina, Inglaterra e Israel. É autora de cinco best-sellers de finanças e empreendedorismo e do blog Bolsa Blindada. Ministra cursos e palestras, tendo se apresentado no evento “Success, the only choice” na Universidade Harvard (2014). Na TV, apresenta os quadros "Economia doméstica" no programa "Mulheres" TV Gazeta e Record TV e "Economia a Dois" na Escola do Amor, Record TV. Na internet mantém o canal "Patrícia Lages - Dicas de Economia", com vídeos todas as segundas e quartas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.