Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dizer eu te amo é bom, mas não é a única demonstração de afeto

Casais e familiares não devem colocar tanta pressão sobre a esperada frase

|Do R7

Duração dos relacionamentos não tem a ver com a frase "Eu te amo"
Duração dos relacionamentos não tem a ver com a frase "Eu te amo" Duração dos relacionamentos não tem a ver com a frase "Eu te amo"

Bom dia! Você já disse “eu te amo” hoje? Se a resposta foi não, fique tranquilo. Não há nada de errado com você.

Muitas famílias colocam expectativa demais sobre essa frase e não é todo mundo que consegue dizer com facilidade.

Os motivos para o bloqueio são vários e podem estar associados ao medo de se expor. A psicóloga Julia Fink explica que isso é mais comum quando a pessoa tem dificuldade em observar as reações positivas do outro

— É normal ficar inseguro nesse caso, principalmente se for alguém mais fechado. Tem a ver a com a postura da pessoa no relacionamento.

Publicidade

É preciso lembrar, porém, que dizer “Eu te amo” não é a única demonstração de amor. Uma pesquisa britânica, que avaliou 172 casais durante 11 anos, concluiu que a quantidade de declarações em nada tem a ver com o número de brigas ou a duração do relacionamento.

Júlia destaca que é preciso tirar o peso dessas três palavrinhas e não transformá-las em um elemento de pressão.

Publicidade

— É preciso prestar atenção nas outras demonstrações de afeto. É muito melhor a pessoa ser carinhosa do que dizer Eu te amo apenas para se livrar da cobrança de alguém.

Quem sente dificuldade com as três palavras e deseja se soltar mais pode começar com demonstrações não verbais de carinho e prestar atenção na reação do outro.

—A pessoa precisa medir o risco, ver o que ela tem a ganhar e o que ela pode perder se disser Eu te amo. Geralmente, ela tem muito mais a ganhar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.