Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Depois de escândalo de fraude em votação, grupo X1 vai se separar

Programa responsável por formar grupo é acusado de manipular e comprar votos. Agências responsáveis por 11 meninos decidiram terminar grupo

K Pop|Giovanna Orlando, do R7

Agências decidiram encerrar atividade do grupo X1
Agências decidiram encerrar atividade do grupo X1 Agências decidiram encerrar atividade do grupo X1

Depois de um escândalo de fraude nas votações, o grupo X1 anunciou nesta segunda-feira (6) que vai se separar. Formado por membros de diversas agências, os representantes disseram que não conseguiram chegar a um acordo e que decidiram encerrar o contrato do grupo.

A CJ ENM, que cuidava do grupo, disse que tentou continuar as atividades do grupo, mas em respeito a decisão das agências Play M, Yuehua, TOP Media, OUI, MBK, Woollim, DSP, Starship e Brand New Music, encerrou o contrato do X1.

“Os membros e cada uma das agências negociou sob a condição de unanimidade, mas não conseguiram chegar a um acordo, então decidiram pelo fim do grupo”, diz a nota divulgada pela CJ ENM.

O X1 foi formado no Produce 101, popular programa de sobrevivência na Coreia do Sul em que 101 candidatos concorrem a uma vaga em um grupo temporário. No ano passado surgiram rumores de que o programa era fraudado e a polícia encontrou fortes indícios de manipulação de votos.

Publicidade

No dia 30 de dezembro, a CJ ENM se desculpou formalmente pelo ocorrido, mas disse que os grupos X1 e IZ*ONE, formado por meninas no mesmo programa, continuariam as atividades.

“Nós nos responsabilizamos inteiramente pelo incidente. Nós também vamos providenciar todo o apoio para os membros do IZ*ONE e do X1 para retomarem as atividades. Considerando a dor emocional e a pressão que os membros estão sofrendo, além da opinião de tantos fãs que apoiam o retorno de suas atividades, nós vamos trabalhar para continuar discutindo os planos futuros dos grupos, para que eles voltem às atividades o mais rápido possível”, diz a carta.

Publicidade

Depois da notícia do fim do X1, representantes do IZ*ONE anunciaram que o grupo vai continuar.

Compra e manipulação de votos

Publicidade

O programa Produce 101 da Mnet é um dos mais populares programas de talentos na Coreia do Sul. Nele, 101 candidatos disputam uma das 11 vagas em um grupo temporário, com contratos que duram 1 ano, e conseguir deslanchar na carreira.

Em edições antigas, o programa formou o grupo I.O.I, que lançou a cantora Chung Ha, e o Wanna One.

Uma investigação ainda em andamento aponta suspeita de fraude nas votações, manipulação dos resultados e compra de votos em todas as 4 temporadas.

No começo de dezembro, oito pessoas foram condenadas por terem participado do esquema de fraudes, incluindo o diretor da empresa CJ ENM Ahn Joon-young e o produtor geral do programa, Kim Young-beom. Os dois são acusados de manipular os resultados finais para beneficiar certos candidatos e agências, segundo a Yonhap.

Outras seis pessoas, sendo um funcionário do programa e 5 de agências de talentos, foram indiciados, mas não presos.

As suspeitas de manipulação surgiram depois que fãs encontraram padrões suspeitos nas contagens dos votos finais na última temporada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.