Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abrindo turnê pelo Brasil, Hoodoo Gurus leva público de volta aos anos 80 e 90

Músicas novas mostram que os veteranos ainda têm lenha pra queimar

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

Houve um tempo, especialmente entre meados dos anos 80 e a década seguinte, em que os surfistas, e entusiastas do esporte, tinham como som de cabeceira o rock que vinha da Áustralia. Eles também tinham um enorme poder de influência, tanto que vários artistas vindos de lá encontraram um público cativo, e perene por aqui.

Curiosamente, o entusiasmo parecia ser acima de tudo geográfico, de forma que tanto o rock politizado do Midnight Oil, o pop do Men At Work ou as viagens psicodélicas do The Church eram ouvidos com a mesma, ou quase, dedicação. Entre essas bandas, uma mais queridas eram os Hoodoo Gurus, quarteto que não escondia sua paixão pelo lado mais sujo do rock dos anos 60 e pelo mais melódico do punk e da new wave.

A banda esteve no país pela segunda, e última, vez em um longínquo 1997. Pelo visto, as lembranças do Brasil, nunca se apagaram, tanto que agora eles conseguiram viabilizar uma há muitpo sonhada turnê por aqui que vai se mostrando muito bem sucedida artística e comercialmente.

A estreia, na noite de ontem (12) em um Vibra São Paulo bastante cheio, foi marcada por reencontros. O mais óbvio, foi aquele entre os Gurus e o público paulista, formado quase em sua totalidade por gente que ouviu muito hits como "Come Anytime, "Another World" e "I Want You Back" há mais de três décadas

Publicidade
GiuPera
GiuPera GiuPera

Era fácil ver que na plateia também estavam muitos amigos de longa data, daqueles que não se viam há tempos, ou ao menos não para ir em um show em turma - o termo "good vibes" coube perfeitamente.

E finalmente, foi possível ver algo quase em extinção: um show "como antigamente", com apenas duas guitarras, baixo, bateria, nada de cenários ou efeitos especiais. e a banda dependendo apenas suas canções e do carisma de seus integrantes para conquistar o público - algo que eles facilmente conseguiram..

Publicidade

A noite foi bastante nostálgica, com metade do repertório vindo dos clássicos quatro álbum que eles gravaram nos anos 80 e mais sete de trabalhos dos anos 90 (incluindo algumas que eles não costumam mostrar frequentemente em apresentações ao vivo).

GiuPera
GiuPera GiuPera

Para mostrar que não vivem só de passado, quatro canções do disco novo, "Chariot of the Gods", do ano passado, que quebrou um jejum de doze anos sem novidades, foram ouvidas, e ornaram bem com o material mais antigo - uma vantagem de se ter uma banda que trabalha em cima de elementos mais ou menos fixos. EM resumo: uma noite em que quem saiu de casa não se arrependeu.

Publicidade

Os Hoodoo Gurus tocam ainda em Porto Alegre (no Auditório Araújo Viana com ingressos já esgotados na noite de hoje, 13) e depois partem para o Rio de Janeiro (Qualistage, dia 14), Curitiba (White Hall Jockey, 15) e Florianópolis (John Bull, 19).

Para encerrar, eles voltam ao Rio, agora em Niterói, para um show gratuito no sábado, 22 de abril, na praia de Piratininga, às 19 horas.

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.