Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 40 anos preso, Jim Gordon, baterista do Derek and the Dominos, morre aos 77 anos

Músico foi condenado por matar a própria mãe

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

O baterista Jim Gordon morreu, ontem (14), aos 77 anos, de causas naturais. Além de parte do "Wrecking Crew", nome com que o time de músicos de estúdio, que tocaram em milhares de gravações feitas em Los Angeles nos anos 60, ficou conhecido, o americano também fez parte do Derek and the Dominos, um dos projetos mais bem sucedidos de Eric Clapton.

Apesar de ser considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos, o 59° segundo a Rolling Stone, Gordon entra para a história por sua vida trágica. James Beck Gordon vinha demonstrando problemas de ordem mental desde os anos 70. Posteriormente, ele foi diagnosticado como esquizofrênico, mas, na época, recebeu tratamento indicado para pessoas que sofrem com alcoolismo e sua condição só piorou.

Sua carreira chegou precocemente ao fim em 1983, quando, atendendo a "vozes" que ouvia em sua cabeça, ele matou a própria mãe com golpes de machado. Gordon foi condenado à prisão perpétua, com direito a audiências periódicas visando a diminuição da pena, algo que sequer pôde ser cogitado por ele simplesmente nunca ter aparecido em qualquer uma dessas audições.

Jim deixou seu toque em inúmeros clássicos, incluindo "Pet Sounds", dos Beach Boys, mas será lembrado por sua participação no único disco dos Dominos, a banda de duração efêmera criada por Eric Clapton que lançou apenas um álbum: "Layla And Other Assorted Love Songs" (1970).

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

Gordon tem um crédito de composição em apenas uma faixa. É atribuída a ele a parte final de "Layla", ainda que pesasse sobre ele a acusação de que a autoria verdadeira era de fato de Rita Coolidge, que foi namorada do baterista e também sofreu abusos físicos durante o tempo em que ficaram juntos.

Gordon não foi o único membro da banda a ter uma vida trágica. Longe disso. O guitarrista Duanne Allman (dos Allman Brothers) que tocou em quase todas as faixas do álbum, morreu em um acidente de moto em 1971. O baixista Carl Raddle também morreu jovem, em 1980, após anos de problemas com álcool e drogas, e mesmo Clapton passaria anos viciado em heroína.

Publicidade

Depois de "Layla", Jim Gordon ainda gravou com gigantes da música, entre eles, Steely Dan, Carly Simon e Tom Petty. Ainda mais importante, é ele o baterista na versão de "Apache", feita pela Incredible Bongo Band, que seria fundamental para o surgimento do hip hop.

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.