Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Burt Bacharach, autor de clássicos da música pop, morre aos 94 anos

"Close To You", "I Say A Little Prayer", "Raindrops Keep Falling on My Head" e "That's What Friends Are For" foram alguns de seus hits...

Vagalume|

Burt Bacharach, autor de inúmeros clássicos da música pop do século 20, morreu nesta quinta-feira (9) aos 94 anos de causas naturais. O compositor estava em sua casa em Los Angeles. Ao lado do letrista Hal David, Bacharach escreveu canções que entraram para a histórica, entre elas "(They Long To Be) Close To You" (gravada pelos Carpenters), "Raindrops Keep Falling On My Head" (cantada por BJ Thomas e que ganhou o Oscar) e "I Say A Little Prayer", que fez sucesso com Dionne Warwick e, posteriormente, na voz de Aretha Franklin. Os letra###beatles,baby it's you###", registrada originalmente pelas Shirelles, está no primeiro álbum do quarteto de Liverpool.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Warwick foi a cantora que mais simbolizou a dupla Bacharach/David. Juntos, eles gravaram mais de uma dezena de discos com a americana sendo produzida pela dupla e cantando um repetório que também era em sua maioria composto pelos dois.

Bacharach também gravou discos solo onde atuava como maestro e orquestrador - "Reach Out", de 1965, é um dos melhores para quem quiser conhecer essa sua faceta. Ele ainda compôs um musical, "Promises, Promises" e trilhas para o cinema. A de "Butch Cassidy" (1969) lhe valeu além do já citado Oscar de canção original, outro de melhor trilha sonora.O terceiro prêmio da Academia veio em 1981 pela autoria de "", gravada por Christopher Cross para o filme de mesmo nome.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Outro grande sucesso escrito na década de 80 foi "That's What Friends Are For". Composta com sua então mulher Carole Bayer Sager. a música primeiro foi gravada por Rod Stewart para a trilha da comédia "Night Shift", mas chegou mesmo ao grande público quando foi regravada, por Dionne Warwick ao lado de Elton John, Stevie Wonder e Gladys Knight. Lançado como um compacto com a renda revertida para pesquisas sobre a AIDS, a canção foi um dos maiores hits de 1986 e venceu o Grammy de canção do ano.

Publicidade

Apesar do enorme sucesso e prestígio, Bacharach também sofreu com algumas críticas - suas canções chegaram a ser consideradas kitsch por especialistas e seu nome chegou a ser retirado da segunda edição da "Encicloédia do Rock" da Rolling Stone.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Ele logo seria reabilitado. Na década de 90 Bacharach se tornou um dos autores favoritos entre os fãs da lounge music, ao mesmo tempo em que filmes como "O Casamento de Meu Melhor Amigo" e "Austin Powers" também o celebraram.

Publicidade
Vagalume
Vagalume Vagalume

A fase de ouro culminou com um dos grandes discos daquele fim de década: "Painted From Memory", escrito e gravado em parceria com Elvis Costello valeu um Grammy para a dupla (o de melhor colaboração pop com vocais por "I Still Have That Other Girl". Os 25 anos da parceria está sendo comemorado agora em 2023 com o lançamento de um luxuoso box que junta todas as músicas que eles escreveram juntos.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Burt seguiu trabalhando e recebendo homenagens durante os seus últimos anos de vida. Em 2008 ele ganhou um Grammy pelo conjunto de sua obra e foi proclamado "o maior compositor do mundo ainda vivo."

Publicidade

Essa playtlist traz quase na íntegra o celebrado boxset lançado em 1998 com as versões originais dos maiores clássicos de Bacharach:

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.