Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Drake foi mais ouvido em streaming do que todas as músicas lançadas antes de 1980 combinadas

Álbuns de catálogo de artistas novos estão sendo mais ouvidos do que os chamados clássicos

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

Um estudo feito pela Luminate apontou alguns dados interessantes, e até surpreendentes, sobre a cultura do streaming musical nos EUA. A maior delas é a de que o grosso das audições vem do chamado "catálogo raso de álbuns". Como são chamados os trabalhos mais antigos de artistas da atualidade. Dentre esses, surpreende o sucesso que Drake faz. O canadense foi mais ouvido no Spotify e congêneres do que simplesmente toda a música feita antes de 1980. Outro dado mostra que músicas lançadas no século 21 são responsáveis por 90% do total de audições.

Os serviços também já respondem por quase 70 por cento do consumo musical, ainda que as vendas de vinis e mesmo CDs venha subindo a cada ano.

Para se ter uma ideia, as músicas dos anos 70, e aí incluem-se Led Zeppelin, Queen, Eagles, Fleetwood Mac, Bob Marley e discos emblemáticos de Paul McCartney, John Lennon, David Bowie, Rolling Stones e Bob Dylan, foram responsáveis por apenas 0.36 por cento do total de audições. E as dos anos 60, com Beatles e o catálogo da Motown disponíveis 0.27. Drake sozinho, responde por 0.8 por cento do total.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Por outro lado, é bom lembrar que muitos discos, e músicas, podem ter as datas de lançamento truncadas nesses serviços, ou seja, uma música de 1968 pode estar indexada como se tivesse saído décadas depois, ainda que a Luminate, que faz as apurações que geram as paradas da Billboard, esteja sempre se esforçando para corrigir esses desvios. Ou seja, é possível que o cenário não seja tão desolador para quem ainda cultua os clássicos e sonha vê-los sendo passado para as gerações futuras.

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.