Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gary Rossington, último membro vivo da formação original do Lynyrd Skynyrd, morre ao 71 anos

Guitarrista sobreviveu ao acidente aéreo que matou dois integrantes da banda em 1977

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

O guitarrista Gary Rossington, o único membro da formação original do Lynyrd Skynyrd, morreu neste domingo (5) aos 71 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas o músico tinha um histórico de problemas cardíacos.

Gary sobreviveu ao acidente aéreo que matou o vocalista Steve Van Zandt e o guitarrista Steve Gaines e sua irmã, Cassie Gaines, que fazia vocais de apoio nos shows, em 20 de outubro de 1977. Dos integrantes que entraram no Rock and Roll Hall Of Fame (em 2006) apenas o ex-baterista Artimus Pyle ainda está vivo.

Vagalume
Vagalume Vagalume

O LS entreou para a história como um dos grandes nomes do Southrn Rock, um estilo desenvolvido no sul dos EUA com raizes no blues, country, rock and roll e, no caso deles, também o hard rock.

A formação embrionária do grupo, já com Rossington e Van Zandt, teve início em 1964, e quse dez anos se passaram para que o primeiro disco deles chegasse às lojas. A espera foi recompensada, com "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)" (1973) entrando no top 30 americano e com algumas de suas faixas se tornando hits perenes nas rádios de rock dos EUA, especialmente "Simple Man" (essa coescrita por Rossington) e a épica "Free Bird",o maior clássico deles ao lado de "Sweet Home Alabama.

Publicidade

Também com crédito de composição para Gary, este single de 1974 se tornou o mais popular da banda e faz muita gente achar que eles são oriundos daqueles estado,e não da Flórida (da cidade de Gainsville).

Vagalume
Vagalume Vagalume

O trauma do acidente aéreo levou ao fim do septeto que se reuniria 10 anos depois, primeiro para shows em tributo, e, depois, de maneira definitiva, com Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais. Ele e Rossington foram as únicas presenças constantes na escalação do grupo nesses 37 anos marcados por muitos shows e também novos álbuns, "Last of a Dyin' Breed", de 2012 foi o último deles.

Publicidade

Ouça uma compilação com os grandes sucessos da banda:

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.